EVENTO

DECEA e ANAC promovem evento sobre as melhores práticas de segurança operacional

Atividade reuniu órgãos governamentais, associações e empresas ligadas à aviação civil
Publicada em: 17/12/2019 16:51
Imprimir
Fonte: SRPV-SP e ANAC
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Major Monteiro

A 4ª edição do Safety Management Summit (SMS Brazil), promovida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), foi realizada nos dias 5 e 6 de dezembro, em São Paulo (SP). O objetivo foi proporcionar a troca e o compartilhamento de experiências entre órgãos governamentais, associações e empresas ligadas à aviação civil para discutir as melhores práticas de segurança operacional.

Na abertura, o Superintendente de Padrões Operacionais (SPO) da ANAC, João Garcia, deu as boas-vindas às autoridades nacionais e internacionais da aviação civil. Em seguida, o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, ressaltou a importância do evento e destacou os investimentos em tecnologia realizados pelo Departamento. “Estamos incrementando nossa capacidade de vigilância do espaço aéreo. Naturalmente, visando o barateamento dos custos, porém, sempre preservando o mesmo nível de segurança possível”, enfatizou o Oficial-General.

Cerca de 280 pessoas estiveram presentes e puderam assistir a painéis realizados por representantes ligados a operadores aéreos e de infraestrutura aeroportuária, com abordagens sobre a segurança das operações aeroportuárias.

No painel “Safety Cases on DECEA´s Projects”, projetos consolidados do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) foram apresentados, como a implementação da Primeira Torre de Controle Remota da América Latina, em Santa Cruz, no Rio de Janeiro (RJ), e o case de sucesso "Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão da Bacia de Campos (ADS-B)".

No último dia, a prevenção e a investigação de acidentes aeronáuticos, a criação de sistemas para reporte voluntário de ocorrências e a implementação de sistemas no gerenciamento de segurança operacional foram os principais temas abordados.

O chefe da Subdivisão de Investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Coronel  Aviador André Luiz Mota, falou sobre as formas de investigação de acidentes aeronáuticos. O Oficial apresentou os dados estatísticos por tipos de ocorrências aeronáuticas mais relevantes dos últimos 10 anos. “Temos no SMS diversos tipos da aviação presente, o objetivo do CENIPA foi disponibilizar à plateia dados estatísticos de tipos de ocorrência mais relevantes das operações da aviação civil, para que sejam analisados e futuras ações em prol da prevenção sejam tomadas”, destacou.

O SMS Brazil 2019 foi finalizado com palavras de agradecimento do Chefe de Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo, Coronel Aviador Gil Lessa Amaral de Carvalho. “Profissionais seletos da aviação contribuíram colaborativamente com conteúdos atuais que servirão de estímulos para solução de problemas e desenvolvimentos de ideias de melhorias. Agradeço ao esforço despendido pela ANAC para que o evento alcançasse o sucesso”, concluiu.

Fotos: Sargento Karoline Ribeiro