EVENTO

Novas instalações do Campus Jardim da ESG são inauguradas em Brasília

A Escola Superior de Guerra em Brasília deve abrir três novos cursos em 2020
Publicada em: 03/12/2019 09:58
Imprimir
Fonte: Ministério da Defesa, por Lana Barreto
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias

Ocorreu, nessa segunda-feira (02), a Cerimônia da Inauguração das novas instalações do Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG). A solenidade foi realiza na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) – Campus Jardim, em Brasília (DF). 

Entre as autoridades presentes estavam o Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Henrique Fraga Araújo; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; e o Comandante do Campus Brasília da ESG, General de Brigada José Ricardo Vendramin Nunes.

“A data de hoje tem profundos e variados significados para a Escola Superior de Guerra e para o Ministério da Defesa. A ESG poderá concretizar seu planejamento estratégico de expansão do Campus Brasília, ampliar suas atribuições de ensino e revigorar e aperfeiçoar seu perfil acadêmico. Para isso, reduziremos o Campus Rio de Janeiro, incluindo a transferência do Comando da Escola em um futuro muito próximo”, explicou o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo.

Em discurso, o Comandante da Escola Superior de Guerra, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, esclareceu que o Campus da Escola foi concretizado em 2011, na cidade de Brasília, em “cumprimento à Estratégia Nacional de Defesa”. Entre as finalidades, estava a de aproximar a instituição do “centro político e de decisão do País”. “As excelentes instalações da nova sede abrem múltiplas e promissoras perspectivas para a Escola e para o próprio Ministério da Defesa, agregando enorme valor ao trabalho dedicado, comprometido e de alto nível que será aqui desempenhado”, afirmou o Comandante da ESG.

De acordo com o Almirante Alipio, a ESG Campus Brasília deve inaugurar, em 2020, três novos cursos. São eles: Curso de Extensão do Estado-Maior Conjunto; Curso de Extensão em Segurança Pública e Defesa Nacional, em parceria com Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal; e Curso de Extensão em Logística e Mobilização. Totalizando oito cursos regulares.

Durante a solenidade, o Ministro Fernando Azevedo entregou o Título de Conferencista Emérito da ESG ao Ex-Ministro da Defesa, Raul Bellens Jungmann Pinto, e ao Ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente- Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. Também houve entrega do Título de Amigo da ESG pelo Comandante da ESG, Almirante Alipio, e pelo Comandante do Campus Brasília da ESG, General Vendramin, ao Presidente da ENAP, Diogo Godinho Ramos Costa, e aos colaboradores da ENAP, Cilair Rodrigues de Abreu, Luiz Guilherme Oliveira Costa e Cícero da Luz.

Ao final do evento, o Ministro Fernando Azevedo e os Comandantes da ESG e do Campus Brasília da ESG descerraram a placa alusiva à ativação da ESG e o Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, realizou a benção das instalações.

ESG

Sediada no Rio de Janeiro (RJ), a Escola Superior de Guerra foi criada em 20 de agosto de 1949, com o propósito de desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e de assessoramento superior nos campos da Defesa, da Segurança e do Desenvolvimento.

 

Fotos: Sargento Manfrim / MD