FORMATURA

Escola de Especialistas de Aeronáutica forma 509 novos sargentos

Cerimônia realizada em Guaratinguetá (SP) foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica
Publicada em: 29/11/2019 19:47
Imprimir
Fonte: EEAR, por Tenente Candiani
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Tenente-Coronel Santana

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) realizou, na manhã desta sexta-feira (29), a solenidade militar de formatura da 249ª Turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS) - Turma Helius e da 30º Turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) - Turma Bandeirante. A cerimônia, ocorrida em Guaratinguetá (SP), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que foi recebido pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto.

A solenidade contou com a presença do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; do Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio de Matos Mello; do Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado; do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita; do Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal da Aeronáutica (COMGEP), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; do Diretor do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), Major-Brigadeiro Engenheiro Jorge Luiz Cerqueira Fernandes; além de Oficiais-Generais da Aeronáutica; autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; Adidos Militares estrangeiros acreditados junto ao governo brasileiro; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica; e familiares dos 509 novos sargentos.

O encerramento do período de formação é marcado pela passagem do Estandarte da Escola do primeiro colocado dos formandos, Terceiro-Sargento Caio Viégas de Castro, para o aluno Alessandro Nunes Rosa Júnior, primeiro colocado da terceira para quarta série. Ele assume a liderança do Corpo de Alunos, a maior honraria conferida a um aluno em formação.

“Concluir o CFS já era um sonho e encerrar na primeira posição geral parecia, para mim, algo inalcançável. Porém, com muito esforço, noites na Divisão de Ensino estudando, finais de semana dedicados às apostilas e com um apoio incondicional da minha família, minha noiva, amigos e instrutores, pude alcançar o que antes via como impossível", destacou o Terceiro-Sargento Caio.

Os primeiros colocados do CFS e do EAGS receberam os prêmios “Honra ao Mérito” do Ministério da Defesa, entregue pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, “Força Aérea Brasileira”, entregue pelo Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, e a Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo, imposta pelo Comandante da Aeronáutica. Todas as premiações foram acompanhadas também pelo Comandante da EEAR.

Os novos sargentos receberam das mãos de seus padrinhos e madrinhas a divisa de Terceiro-Sargento e, em seguida, diante de seus amigos e familiares, realizaram o compromisso solene. Houve, também, uma apresentação do Grupo de Ordem Unida Elite Especialista.

“É uma honra participar da fase de formação inicial do militar, cujos frutos serão colhidos nos próximos anos, ao longo de sua carreira. Aqui, convivemos diariamente com os alunos, ajudamos no seu crescimento pessoal e, quando percebemos, estão prontos”, comentou a Major Aviadora Gisele Cristina Coelho de Oliveira, Comandante da Turma Helius, sobre esse importante momento.

Logo após o Desfile da Tropa, ao som da Canção do Especialista, o grupamento de novos Sargentos retornou ao Pátio do Prédio do Comando, onde formaram o “Gládio Alado”, símbolo da Força Aérea Brasileira, entoaram o Grito de Guerra e participaram do tradicional “fora de forma”.

"Na data de hoje, a Força Aérea Brasileira se orgulha por formar, aqui na Escola de Especialistas de Aeronáutica, 509 novos Sargentos que ingressam em nossas fileiras. Certamente, eles seguirão o juramento que prestaram durante a solenidade e desempenharão suas funções com dedicação, empenho e motivação em suas futuras Organizações da FAB", ressaltou o Comandante da Aeronáutica.

Entrega de Distintivos

No dia anterior, no auditório do Centro de Treinamento de Especialistas (CTE), os 336 formandos da Turma Helius e os 173 formandos da Turma Bandeirante participaram da Cerimônia Militar de Entrega de Distintivos, Premiações e Homenagens ao Patrono e ao Paraninfo.

 “A cerimônia representa a materialização do conhecimento e do adestramento que foram adquiridos ao longo do período de formação dos novos Sargentos da Força Aérea Brasileira. Esse distintivo será ostentado, com orgulho, até o final da carreira do Graduado e registrará sua identidade técnica e profissional entre os demais integrantes da Aeronáutica”, reforçou o Comandante do Grupo de Formação Militar do Corpo de Alunos, Tenente-Coronel de Infantaria Alexander Bokor Setta.

Na solenidade, os alunos destaque, que são os primeiros colocados de cada especialidade e os alunos primeiros colocados do CFS e do EAGS, foram agraciados com diversas homenagens e, ainda, com prêmios oferecidos por Adidos Militares de Nações Amigas.

“Concluir o EAGS é mais que uma conquista, é a realização de um sonho muito almejado. Hoje, ao olhar para toda trajetória percorrida e circundado de um profundo sentimento de gratidão, só tenho a agradecer a Deus, aos meus pais e aos amigos que formei aqui nesta Escola”, comentou o primeiro colocado do EAGS, Terceiro-Sargento Marlon Vando Vasconcelos de Oliveira.

 

Confira aqui como foi a cerimônia.

Fotos: Soldado A Soares / Soldado Charleaux

imagens/original/39603/021219ASO0082_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39603/021219ASO0132_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39603/021219ASO0203_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39603/021219ASO0491_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39603/291119ASO0017_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39603/291119ASO0297_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39603/291119ASO0323_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39603/291119ASO0648_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39603/291119ASO0701_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39603/Entrega_de_Distintivo.jpg