PATRIOTISMO

Unidades da FAB em todo o Brasil realizam cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira

Neste ano, foi lembrado o 130º aniversário do maior símbolo da República Federativa do Brasil
Publicada em: 20/11/2019 19:01
Imprimir
Fonte: GUARNAE-BV/FL, Ala 11, EEAR, BASP, EPCAR, CINDACTA
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Letícia - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Em todo o Brasil, Organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram cerimônia cívico-militar alusiva ao Dia da Bandeira Nacional, celebrado nessa terça-feira (19). Neste ano, foi lembrado o 130º aniversário do maior símbolo da República Federativa do Brasil. Confira como foram os eventos:

GUARNAE-GW

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), realizou formatura alusiva ao Dia da Bandeira, com a incineração de alguns exemplares, e as cinzas foram depositadas em local apropriado. Ao final, ocorreu o desfile militar com todo efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá (GUARNAE-GW).

GUARNAE-BV

Na Guarnição de Aeronáutica de Boa Vista (GUARNAE-BV), a solenidade contou com a participação do efetivo e foi um momento para destacar a importância da Bandeira, como um marco no culto aos símbolos nacionais.

Ala 11

A Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP) e a Ala 11, localizadas no Rio de Janeiro (RJ), promoveram o evento, que contou com a presença do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; do Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado; do Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel; do Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Carlos Alberto Dias Martins; e o Comandante da Ala 11, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga.

BASP

Durante o dia, militares da Base Aérea de São Paulo (BASP) se reuniram no pátio da Unidade para a cerimônia. Na oportunidade, foi realizada a formatura, além da incineração da Bandeiras Nacionais que se tornaram inservíveis por conta do tempo de uso e terão suas cinzas depositadas em local de destaque na Organização Militar. Integrantes do Programa Forças no Esporte (PROFESP) também participaram da solenidade.

GUARNAE-FL

A Guarnição de Aeronáutica de Florianópolis (GUARNAE-FL) objetivou conscientizar sobre a importância do principal Símbolo Nacional. Na solenidade, foram entregues alguns exemplares da Bandeira às diretoras das escolas parceiras do Programa Força no Esporte (PROFESP).  

GUARNAE-RF

A Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) realizou a solenidade, que foi presidida pelo Comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães. Na ocasião, o Oficial-General também realizou o hasteamento do Pavilhão Nacional.

GUARNAE-BQ

A solenidade da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) aconteceu no pátio de formaturas da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e contou com a presença de autoridades locais e militares do efetivo. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, que também realizou o hasteamento do Pavilhão Nacional. “A Bandeira que tremula em nosso mastro não é somente o símbolo republicano que representa a Pátria, é a imagem e a alma de nosso povo traduzidas em cores. Que tenhamos a certeza de que onde a Força Aérea Brasileira se faz presente, lá está tremulando em local de destaque a Bandeira do Brasil”, destacou o Brigadeiro, na Ordem do Dia.

Fotos: GUARNAE-BV, GUARNAE-FL, Ala 11, EEAR, BASP, EPCAR, CINDACTA III

imagens/original/39557/ala11.jpg
imagens/original/39557/guarnae_bq.jpg
imagens/original/39557/guarnae_bv.jpg
imagens/original/39557/guarnae_gw.jpg
imagens/original/39557/guarnae_rf.jpg