HOMENAGEM

Clube de Aeronáutica do Rio de Janeiro entrega título de sócio honorário a escritor

Comandante da Aeronáutica participou de homenagem a Carlos Lorch nesta terça-feira (22/10)
Publicada em: 22/10/2019 21:56
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

O pesquisador e escritor Carlos Lorch, especialista em temas aeronáuticos e fundador da Revista Força Aérea, foi homenageado pelo Clube de Aeronáutica do Rio de Janeiro em evento realizado nesta terça-feira (22/10), no Rio de Janeiro (RJ). O título de sócio honorário do Clube foi entregue ao escritor em uma cerimônia que teve a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que destacou a importância das obras do autor para o registro da história da Força Aérea Brasileira (FAB).

 

“Carlos Lorch conseguiu, durante muito tempo e através de tantos veículos, dar visibilidade à FAB para um público muito especializado. Muito obrigado por enaltecer a Força Aérea em suas revistas, seus seminários e seus livros. E parabéns, essa é mais uma forma da FAB reconhecer todo o seu trabalho em prol da imagem de nossa Instituição”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

A solenidade contou, ainda, com a presença do ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista; do Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; do Presidente do Conselho Deliberativo do Clube de Aeronáutica do Rio de Janeiro, Tenente-Brigadeiro Paulo Roberto Cardoso Vilarinho; do Tenente-Brigadeiro Marco Aurélio Gonçalves Mendes; e do Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Tenente-Brigadeiro Rafael Rodrigues Filho, além de outros Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da FAB na capital fluminense.

O Presidente do Clube, Major-Brigadeiro Marco Antonio Carballo Perez, falou sobre a homenagem a Carlos Lorch. "É algo que pensamos desde o ano passado e a homenagem foi aprovada pelo Conselho Deliberativo. O Clube de Aeronáutica admite Carlos Lorch no seu quadro social como sócio honorário, com todos os direitos e prerrogativas da Instituição”, afirmou.

Trajetória
Fotógrafo de aviação há mais de 25 anos e diretor da Revista Força Aérea, Carlos Lorch é pesquisador e estudioso da guerra aérea. Tem diversos livros publicados sobre a história do setor aeronáutico brasileiro, entre eles, Asas da Força Aérea, Do CAN ao SIVAM - FAB na Amazônia e Aeronaves Militares Brasileiras - 1916-2015. A Revista Força Aérea, da qual é fundador e diretor, tem mais de duas décadas de existência. No âmbito da FAB, ele ocupa a cadeira nº 17 do INCAER e foi condecorado com a Ordem do Mérito Aeronáutico e a Medalha Mérito Santos-Dumont. “O Brasil é o país do Pai da Aviação e a Força Aérea Brasileira é um marco de integração e de soberania”, disse em entrevista ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) em 2013.

Veja, ainda, o álbum completo com as fotos do evento no Flickr da FAB.

Fotos: Soldado Thallys Amorim / CECOMSAER