ESPORTE

Escola de Especialistas de Aeronáutica encerra a XXIV MAREXAER

A competição reuniu cerca de 500 atletas das três Forças Armadas
Publicada em: 21/09/2019 12:30
Imprimir
Fonte: EEAR, por Ten Candiani
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Raquel Alves - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Nesta sexta-feira (20/09), ocorreu a cerimônia de encerramento da XXIV MAREXAER. A competição entre os alunos das Escolas de Formação de Sargentos da Aeronáutica, da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, organizada pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), contou com a participação de, aproximadamente, 500 atletas das três Forças.

A solenidade foi presidida pelo Diretor do Departamento de Desporto Militar (DDM), General de Divisão Jorge Antonio Smicelato, acompanhado do Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, do Comandante do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), Contra-Almirante Renato Rangel Ferreira, do Comandante da Escola de Sargentos das Armas (ESA), General de Brigada Flavio Alvarenga Filho, e demais autoridades presentes, além dos militares e civis do efetivo da Organização.

O Comandante da EEAR destacou que o encontro entre os alunos das três Forças é importante para que eles compartilhem experiências e espírito de corpo. "É um momento de confraternização e aprendizado, onde se praticam os valores mais sublimes de desportistas e guerreiros: a preparação, o respeito ao adversário, a disciplina e a honra diante dos resultados. Isso os fortalece, individualmente, bem como as Forças Armadas do nosso gigante Brasil, para que possamos ser valorosos e preparados, à altura de uma grande nação", disse o Brigadeiro Codinhoto.


Os alunos disputaram cada competição com garra e disciplina, passando pelas seguintes modalidades: Atletismo, Basquetebol, Corrida Rústica Feminina e Masculina, Futebol, Judô, Natação Feminina e Masculina, Orientação Feminina e Masculina, Pentatlo Militar Masculino e Voleibol Feminino e Masculino. Os alunos da EEAR se destacaram nas categorias Orientação e Voleibol Femininos, com a conquista do primeiro lugar. Durante a cerimônia, os atletas receberam os troféus. Na sequência, o fogo olímpico, acesso por mais de 120 horas, foi apagado e ocorreu o desfile militar.

“Essa forma de integração pelo esporte nos permite fazer amizades, trocar vivências e firmar que, juntos, somos um conjunto de todo eficaz. Este ano, em minha Unidade, posso dizer que foi ainda melhor. Dessa vez, pudemos mostrar nosso potencial, por meio da torcida, da estrutura e da organização. Com toda a certeza, percebo que o esforço deu resultado. Vale destacar que o mais relevante é a integração das Forças para que sejamos sempre unidos por um bem maior, a Nação Brasileira”, comentou a aluna Vivian Maria da Silva Justino, da EEAR.

A XXIV MAREXAER foi realizada no período de 16 a 20 de setembro. A sede, neste ano, foi o Berço dos Especialistas, que apoiou, por meio dos esforços da Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá (GUARNAE-GW), a estadia das delegações da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Além das competições, foram realizadas atividades culturais que enriqueceram a programação esportiva.

Ao término da competição, os alunos das três Forças realizaram a tradicional Volta Olímpica em torno do campo. Quando estavam passando próximo ao palanque, o Diretor do Departamento de Desporto Militar, o Comandante da EEAR, o Comandante do CIASC e o Comandante da ESA se uniram à tropa e participaram da Volta.

Concerto Sinfônico alusivo à XXIV MAREXAER

Em meio às competições, a Escola de Especialistas realizou, na noite do dia 19 de setembro, no Centro de Treinamento dos Especialistas (CTE), um Concerto Sinfônico alusivo à XXIV MAREXAER.

O Concerto, realizado pela Banda de Música da EEAR, proporcionou um momento de lazer, de cultura e entretenimento, deixando os atletas ainda mais animados para as finais do evento esportivo. O repertório foi, cuidadosamente, escolhido para que os presentes pudessem embarcar numa viagem Olímpica ao longo dos anos.

As crianças que fazem parte do Programa Forças no Esporte (PROFESP), desenvolvido na GUARNAE-GW, tiveram uma participação especial.

“Meu sonho é ser aluno da Escola de Especialistas e chegar até suboficial, igual ao meu avô. Hoje foi incrível, pois convidaram todos nós do PROFESP para participar do Concerto e, a parte que eu mais gostei, foi quando cantamos as canções da Marinha, Exército e Aeronáutica”, comentou, animado, o pequeno Samuel Alexandre Pedroso do Amaral, de apenas 10 anos, que faz parte desse Programa.

Fotos: S2 Charleaux/EEAR e Aluna Vitória Salgado/EEAR

imagens/original/39196/concerto_1.jpg
imagens/original/39196/concerto_3.jpg
imagens/original/39196/encerramento_Marexaer20190920_02.jpg
imagens/original/39196/encerramento_Marexaer20190920_03.jpg
imagens/original/39196/encerramento_Marexaer20190920_06.jpg
imagens/original/39196/encerramento_Marexaer20190920_09.jpg
imagens/original/39196/encerramento_Marexaer20190920_10.jpg
imagens/original/39196/encerramento_Marexaer20190920_12.jpg
imagens/original/39196/encerramento_Marexaer20190920_13.jpg
imagens/original/39196/encerramento_Marexaer20190920_14.jpg
imagens/original/39196/encerramento_Marexaer20190920_15.jpg
imagens/original/39196/encerramento_Marexaer20190920_16.jpg
imagens/original/39196/IMG_2115_peq.jpg
imagens/original/39196/IMG_4542_peq.jpg