ENSINO

Curso de Estudos Avançados para Graduados teve início em setembro

Suboficiais de diversas Organizações da FAB estão matriculados no CEAG e realizam o curso a distância. Onze militares também foram matriculados na segunda turma do Curso de Graduado-Master
Publicada em: 19/09/2019 19:05
Imprimir
Fonte: EEAR, por Tenente Ana Teixeira e UNIFA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Emília Maria - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Teve início, no dia 1º de setembro, o Curso de Estudos Avançados para Graduados (CEAG), contando com 1.149 suboficiais matriculados. São militares de todas as regiões do Brasil, incluindo alguns que cumprem missão no exterior,  distribuídos por 235 Organizações Militares.

O Curso é ministrado na modalidade a distância, em Ambiente Virtual de Aprendizagem, sob responsabilidade da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), e está estruturado nos campos Técnico-Especializado (Ciências Sociais Aplicadas) e Militar (Ciências Militares).

Com duração de três meses, o CEAG tem por finalidade consolidar estudos e capacidades voltadas ao gerenciamento e mediação de equipes, assim como assessoramento, contribuindo para ampliar a visão sistêmica e analítica, e, ainda, as capacidades de observação e reflexão crítica, tudo de acordo com as Normas Reguladoras para os Cursos e Estágios de Pós-Formação da EEAR (ICA 37-612).

De acordo com o Currículo Mínimo (ICA 37-815/2019), o curso é concebido para promover a mudança do contexto técnico-operacional para o de gestão-assessoria. O resultado esperado é que, ao final do curso, o militar tenha capacidade de realizar uma assessoria mais assertiva, considerando as variáveis de seu ambiente e seus conhecimentos técnicos, além de proporcionar a adequada gestão em seu nível de atuação, garantindo a efetividade das ações no cumprimento de suas atribuições.

 

Graduado-Master

A segunda turma do Curso de Graduado-Master (CGM) da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou os estudos a distância no dia 26 de agosto. No dia 30 de setembro, começa a fase presencial. A conclusão do curso, desenvolvido pelo Centro de Educação a Distância e pela Pró-Reitoria de Ensino Especializado e Idiomas (PROEEI), da Universidade da Força Aérea, ocorrerá no dia 28 de novembro de 2019. Ao todo, participarão do CGM 11 suboficiais da FAB e 1 da Marinha do Brasil.

O curso visa o desenvolvimento das competências necessárias à função dos graduados selecionados para prestarem assessoria direta à alta administração da FAB.

A modalidade a distância tem como objetivo fornecer um conteúdo interdisciplinar, levando em conta as transformações sócio-histórico-culturais, e a adaptação do ser humano às novas configurações de relacionamento no trabalho, na família, na comunidade e na vida. O pensamento crítico e reflexivo fará parte do processo de desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, em um ambiente virtual de liberdade acadêmica.

Durante a atividade de ensino, serão criados cenários, simulando situações reais do cotidiano de uma organização, nas quais o suboficial deverá ter a capacidade não só de se expressar, mas de apresentar soluções de forma lógica e clara. Dessa forma, será explorada a habilidade de liderança e de comunicação com a tropa, buscando aspectos por meio dos quais o graduado possa atuar como um mediador, encontrar soluções e apresentá-las, de modo a prestar assessoria ao Comandante.

Foto: Soldado T. Amorim/CECOMSAER