ESPORTE

Seleção de ciclismo da FAB se prepara para Jogos Mundiais em São José dos Campos

Atletas se preparam para os Jogos Mundiais Militares (JMM) e, também, para as Olimpíadas de Tokyo 2020
Publicada em: 19/09/2019 19:33
Imprimir
Fonte: DCTA e CDA
Edição: Agência Força Aérea, por Letícia Takada* - Revisão: Major Monteiro

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos, apoiou, de 9 a 13 de setembro, a seleção masculina de ciclismo da Força Aérea Brasileira (FAB), Time Militar Brasil, que representará o país na 7ª edição dos Jogos Mundiais Militares (JMM), em Wuhan, China, em outubro deste ano. 

“A escolha de São José dos Campos como base dos treinamentos da equipe de ciclismo está relacionada à ótima estrutura e à diversidade das estradas nos arredores da cidade, que fornece a possibilidade de exigir todos os tipos de estímulos físicos na preparação dos atletas, além da ótima infraestrutura disponibilizada pelo DCTA, como hotel de trânsito, refeitório e apoio de transporte”, afirmou a chefe da equipe de ciclismo da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), Tenente Renata Matosso Gavinho.

Os atletas utilizaram o local para aperfeiçoamento do ciclo de treinamento. Como preparação para os 7º JMM, o Time Militar Brasil participou, no dia 15 de setembro, da 5º Volta de Ubatuba, competição do calendário nacional de ciclismo. Na prova, o Sargento Gabriel Machado da Silva conquistou o 3º Lugar Geral, consequência do excelente trabalho da equipe.

O evento multiesportivo JMM é realizado a cada quatro anos e foi realizado pela primeira vez em 1995 em Roma. Atualmente, o Brasil é o quarto maior medalhista da competição e o desempenho da equipe militar será fundamental para o êxito da equipe brasileira nos jogos Olímpicos do Japão no ano que vem.

Apesar de parecer um esporte individual, no qual permaneça o princípio de que o primeiro competidor a cruzar a linha de chegada é o vencedor, o ciclismo é um esporte em equipe. Antes e durante a corrida, os atletas de cada equipe decidem entre si qual deles tem a melhor chance de vitória. Entre os fatores que influenciam na escolha dos competidores estão o relevo, o traçado, as características da prova e a possibilidade de chegada. O restante da equipe se dedicará a ajudar o líder escolhido, protegendo-o do vento e permitindo colocá-lo nas melhores condições possíveis para a vitória.

O Time Militar Brasil masculino de ciclismo é composto pelos atletas: Sargentos Magno do Prado Nazaret, Rafael de Mattos Andriato, Cristian Egidio da Rosa, André Eduardo Gohr, Leonardo Henrique Finkler, Gabriel Machado da Silva, Flávio Coelho Maia, Gideoni Rodrigues Monteiro, pelo fisioterapeuta, o Tenente Fernando Campbell Bordiak, e pela Chefe de Equipe, a Tenente Renata Matosso Gavinho.

*Edição sob supervisão do Tenente Jonathan Jayme

Fotos: Tenente Gavinho / CDA