NAVAMAER

Competição esportiva termina com integração entre os atletas

Evento foi marcado pela quebra de alguns recordes
Publicada em: 09/09/2019 16:31
Imprimir
Fonte: AFA, por Tenente Inforzatto
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Major Monteiro

A 53ª edição da NAVAMAER, competição esportiva entre as escolas de formação de oficiais das Forças Armadas Brasileiras - Escola Naval (EN), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e Academia da Força Aérea (AFA) - foi encerrada no dia 30 de agosto na AFA, em Pirassununga (SP), que sediou o evento este ano. Durante uma semana, cerca de 600 atletas competiram em 12 modalidades esportivas. 

A troca de experiências e a interação social entre os jovens militares estiveram presentes em todos os momentos da competição. “O convívio diário dos cadetes e aspirantes aumenta a integração entre as Forças e esse é um dos pontos altos de qualquer NAVAMAER”, explica o Comandante do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, Coronel Aviador Alessandro Barbosa Arrais de Oliveira.

Algumas das modalidades, como atletismo e natação, se subdividem em diversas provas específicas tanto nas categorias masculina quanto feminina. Já outras, a exemplo do futebol, têm apenas equipe masculina na competição. Na classificação geral feminina, a AMAN foi campeã em três modalidades e a AFA em duas modalidades. Já os resultados finais do masculino, apontaram a AMAN vitoriosa em sete modalidades, a AFA campeã em cinco modalidades e a EN em três modalidades.

As mulheres obtiveram destaque nas quebras de recordes, como a Cadete Ana Luíza Santana, da AMAN, recordista em provas da modalidade do pentatlo militar, e a Cadete Roquelly Neuhaus Guimarães, da AFA, em provas do atletismo.

O futebol foi uma das modalidades vencidas pela AFA. “A sensação de ganhar essa competição foi umas das melhores que já senti e que, sem dúvidas, será um momento dos quais levarei comigo por toda minha carreira. Mas o título não foi o mais importante para mim, o principal foi a família que formamos na equipe, desde os cadetes até os oficiais orientadores da modalidade”, comenta o Cadete Leonardo Ferronato Pelle Guin.

Os resultados de todas as modalidades podem ser conferidos no site www.fab.mil.br/afa/navamaer. “A NAVAMAER é a oportunidade que o cadete tem de colocar à prova o esforço despendido durante todo o ano de preparação para superar seus limites físicos e psicológicos, aprendendo a respeitar o oponente na vitória e lidar com a frustração da derrota”, conclui o Coronel Arrais.

Fotos: Sargento Gaedke / Sargento Messias / Sargento Carriço