EVENTO

FAB participa de Congresso Brasileiro de Eficiência Energética

Durante o evento, foram apresentados os trabalhos relacionados ao tema, em andamento no âmbito da Força Aérea
Publicada em: 22/08/2019 16:51
Imprimir
Fonte: EMAER, por Coronel CALDEIRA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Tenente-Coronel Santana

A Força Aérea Brasileira (FAB) participou do 16° Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE 2019), que foi realizado nessa segunda e terça-feira (19 e 20/08), em São Paulo (SP), com o tema "Inteligência aplicada ao Setor Elétrico e de Eficiência Energética".

O Comando da Aeronáutica (COMAER) foi representado pelo Chefe da Quarta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral, acompanhado pelo Coordenador-Geral do Programa de Eficiência Energética (PEE) do COMAER, Coronel Aviador André Luiz dos Santos Caldeira, e pelo membro da Comissão de Gestão do Programa de Eficiência Energética (CGPEE) do COMAER, Tenente Engenheiro Eletricista Luís Eduardo Rocha Nepomuceno.

Durante o congresso, foram premiados os principais trabalhos de Pesquisa Científica, com ênfase no Sistema de Gestão de Energia (SGE), cujo primeiro colocado foi o Projeto de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), elaborado por seus pesquisadores, entre os quais, o Tenente Nepomuceno, sob o título "Gestão Inteligente do Uso da Energia em Instituições Públicas". Tal Projeto foi financiado pela distribuidora RGE Sul, em aproveitamento da Chamada Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O evento debateu diversos temas, como: Gestão de controle de custo de energia elétrica em sistemas de abastecimento de água e Identificação de investimentos, avaliação de risco e sustentabilidade ambiental focados em eficiência energética.

No Painel sobre "Políticas públicas de incentivo à eficiência energética", o Coronel Caldeira apresentou os trabalhos em andamento no âmbito da FAB, bem como os resultados obtidos. “A participação do COMAER em eventos dessa natureza é primordial para o estabelecimento de parcerias estratégicas juntamente com os principais 'players' do setor de energia”, ressaltou.

O evento contou, ainda, com a participação de profissionais do sistema energético do país, entre os quais, o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Carlos Alexandre Príncipe Pires; o Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Giovani Vitória Machado; a Superintendente de Gestão de Participações em SPE e Programas de Governo da Eletrobrás, Renata Leite Falcão; o Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da ANEEL, Alison de Souza Barbosa; e o Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), Alexandre Sedlacek Moana.

 

Fotos: Brigadeiro Eliezer