AUDITORIA INTERNA

CENCIAR conclui Ciclo de Visitas Regionais

As visitas foram realizadas de abril a setembro, em sete cidades, com a participação de gestores e agentes da administração da FAB
Publicada em: 26/09/2019 17:29
Imprimir
Fonte: CENCIAR, por Tenente Demutti
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Tenente-Coronel Santana

O Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR), localizado em Brasília (DF), concluiu, em setembro, o ciclo de Visitas Regionais de Auditoria Interna Governamental de 2019. O objetivo foi apresentar aos gestores e demais agentes da administração as atividades e os procedimentos relativos às Auditorias Internas Governamentais, bem como as principais demandas recebidas dos Órgãos de Controle Externo, nos exercícios de 2017, 2018 e 2019.

As últimas três visitas regionais foram realizadas nos Grupamentos de Apoio de Brasília (GAP-BR), Manaus (GAP-MN) e Natal (GAP-NT). Entre 12 e 13 de setembro, a visita ocorreu no GAP-BR, com a participação de cerca de 170 Agentes da Administração, de 34 Unidades Gestoras do Comando da Aeronáutica (COMAER); nos dias 8 e 9 de agosto, foi a vez do GAP-MN, com em torno de 130 Agentes, de 10 Unidades Gestoras do COMAER; e, nos dois primeiros dias de julho, o evento foi no GAP-NT, com a participação de, aproximadamente, 150 Agentes, de 8 Unidades Gestoras.

As palestras versaram sobre os principais aspectos de auditoria relatados pelos integrantes do CENCIAR nos anos de 2017 e 2018, assim como os Acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU) correlacionados aos temas.

Discorreu-se, também, sobre a aplicação da inteligência artificial na atividade de auditoria, por parte do TCU, com a utilização dos robôs ALICE (Análise de Licitações e Editais), SOFIA (Sistema de Orientação sobre Fatos e Indícios para o Auditor) e MÔNICA (Monitoramento Integrado para Controle de Aquisições), que permitem examinar o amplo universo de processos licitatórios e contratações diretas.

Sendo assim, a iniciativa do CENCIAR aplica, dentre as diversas funções integrantes da atividade de auditoria interna governamental, a vertente da consultoria, agregando valor às organizações e buscando melhorar os processos de governança, gestão de riscos e controles internos.

De acordo com os participantes do evento, a iniciativa do CENCIAR proporcionou aos gestores e agentes da administração conhecer aspectos do interesse de todos, de forma clara e objetiva, contribuindo para a aproximação do CENCIAR com as Unidades Executoras, Credoras, Patrimoniais e de Controle, bem como ratificou a importância da manutenção de elevados níveis de Controles Internos nas organizações. 

Dessa forma, o CENCIAR encerra o ciclo de Visitas Técnicas, realizadas entre os meses de abril e setembro, nas cidades de Belém, Rio de Janeiro, São Paulo, Canoas, Natal, Manaus e Brasília, das quais participaram por volta de 1.050 gestores e agentes da administração, de 137 Organizações, cerca de 80% do somatório das Unidades Credoras e Executoras do COMAER.

Fotos: Soldado Freitas Santos / Cabo Simplício