ANIVERSÁRIO

Organizações da FAB de todo o país celebram aniversário de Alberto Santos-Dumont

Cerimônias ocorreram nas cidades de Salvador (BA), Manaus (AM), Barbacena (MG), Natal (RN), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Lagoa Santa (MG), Guaratinguetá (SP), Anápolis (GO) e Rio de Janeiro (RJ)
Publicada em: 26/07/2019 15:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Adauto Fraga - Revisão: Tenente-Coronel Santana

A Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou, no dia 19 de julho, em todas as suas unidades, o 146º aniversário de Alberto Santos-Dumont. Confira como foram os eventos:

DCTA
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), sediado em São José dos Campos (SP), realizou a cerimônia alusiva ao Dia do nascimento de Alberto Santos-Dumont. Consagrado Patrono da Aeronáutica Brasileira em 4 de novembro de 1984, o Pai da Aviação destacou-se por idealizar, produzir e testar alguns inventos.

Na solenidade, 38 civis e militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) foram agraciados com a Medalha Mérito Santos-Dumont. A comenda é destinada a civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica brasileira ou, por suas qualidades ou seu valor, em relação à Aeronáutica, tenham sido julgados merecedores.

DECEA
Realizada nas dependências da Ala 11, no Rio de Janeiro (RJ), a cerimônia militar em homenagem a Alberto Santos-Dumont foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, acompanhado pelo Comandante da Ala 11, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga.

Dentre as autoridades presentes estavam representantes de órgãos públicos e Oficiais-Generais das Forças Armadas. Ao final, a tropa desfilou ao som da canção “Carnaval em Veneza”, composta pelos pilotos brasileiros durante a Campanha da Itália na Segunda Guerra Mundial.

CIAAR
O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG),  realizou  a cerimônia militar alusiva ao 146º aniversário do Patrono da Aeronáutica Brasileira e Pai da Aviação, Alberto Santos-Dumont. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, e contou com a presença de autoridades militares e civis de Belo Horizonte e Lagoa Santa.

Durante a cerimônia, o Patrono da Aeronáutica foi homenageado com o hasteamento da insígnia e execução do toque de Marechal do Ar, posto mais alto da Força Aérea, e com a imposição da Medalha Mérito Santos-Dumont.  Ao todo, 15 militares foram condecorados, sendo 14 da Força Aérea Brasileira e um do Exército Brasileiro, além de um civil.

O Sargento Nivaldo do Nascimento Elias falou sobre o orgulho de receber a condecoração. “Receber essa tão nobre comenda é motivo de muita satisfação e alegria, não somente para mim, mas também para toda a minha família. Ser reconhecido pelo destaque no exercício de minha profissão torna-se uma motriz para, cada vez mais, dedicar-me a nossa querida e amada Força Aérea Brasileira, a qual me acolhe por mais de 20 anos”, afirmou.

BASV
A Base Aérea de Salvador (BASV) realizou a cerimônia militar de comemoração do 146º aniversário de Alberto Santos-Dumont. As honras militares foram prestadas ao Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão Marcos André da Silva Alvim, e a solenidade foi presidida pelo Comandante da Base Aérea de Salvador, Coronel Aviador Ivan Lucas Karpischin.

A Medalha Mérito Santos-Dumont foi instituída na Aeronáutica em homenagem ao espírito do imortal do brasileiro Alberto Santos-Dumont por ocasião das comemorações do centenário do primeiro voo do "mais pesado que o ar".

Receberam a comenda autoridades militares, civis e personalidades. Para o Desembargador Baltazar Miranda Saraiva, integrante da 5ª Câmara Cível e do Tribunal Pleno do Estado da Bahia, trata-se de um momento inesquecível. “É uma emoção muito grande ser condecorado no dia do aniversário de Santos-Dumont, uma personalidade que representa muito na vida dos militares e dos civis, por todos os seus feitos", disse.

“Não poderíamos deixar de homenagear Santos-Dumont, um homem além de seu tempo.  Ele amava o Brasil e tinha um coração fantástico, pois não guardava segredo das suas descobertas. Iremos sempre reverenciá-lo", ressaltou o Coronel Karpischin.

Ala 2
Em Anápolis (GO), a Ala 2 comemorou o 146° Aniversário de Santos-Dumont juntamente com as demais Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Anápolis. A cerimônia, presidida pelo Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, contou com a presença de diversas autoridades civis e militares da região goiana.

Durante a solenidade, foram entregues 11 medalhas Mérito Santos-Dumont a oficiais e graduados da Guarnição. A Sargento Paula de Amorim Marinho Leão foi uma das condecoradas. “Sinto-me valorizada e emocionada ao ser agraciada com a Medalha Mérito Santos-Dumont, condecoração concedida àqueles reconhecidos pela FAB por possuírem valores e qualidades merecedores de carregarem no peito tal honraria”, destacou.

EEAR
A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), sediada em Guaratinguetá (SP), realizou a solenidade militar de comemoração ao 146º aniversário de Aberto Santos-Dumont e imposição da Medalha Mérito Santos-Dumont. A solenidade foi presidida pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, acompanhado pelo Prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva, e contou com a presença de autoridades civis e militares do Vale do Paraíba, além de familiares dos agraciados.

Durante a solenidade, a comenda foi imposta a dois graduados do efetivo da Escola. “Fiquei muito feliz e honrado ao receber a Medalha Mérito Santos-Dumont, pois em meus 20 anos de serviço dedicados ao ensino na EEAR, sempre achei que cada um de nós instrutores fazemos o nosso melhor, não por esperar algum prêmio ou reconhecimento, mas por acreditarmos em nossa missão”, comentou o Sargento Franklin Raymundo sobre a condecoração recebida.

BASP
A Guarnição de Aeronáutica de São Paulo comemorou a data na Base Aérea de São Paulo. Na oportunidade, 33 pessoas, entre militares e civis, foram agraciados com a Medalha Mérito Santos-Dumont. O Comandante-Geral de Apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, presidiu a Cerimônia. “É importante cultuar nosso passado, conhecer nossa história e lembrar dos nossos heróis, como Santos-Dumont. Mais importante ainda é demonstrar nosso amor à Força Aérea e ao Brasil por meio de ações, pois tenho certeza de que os agraciados com a Medalha Santos-Dumont fizeram por merecer”, ponderou.

A Tenente-Coronel Médica Cláudia Ventmiglia Graeff expressou a satisfação de ser agraciada. “Estou muito feliz por receber a Medalha Santos-Dumont no dia do nosso Patrono. É um reconhecimento ao nosso trabalho, pois nos doamos a cada dia, vestindo o azul da FAB”, relatou.

BAFL
A Base Aérea de Florianópolis (BAFL) celebrou o 146º aniversário de Alberto Santos-Dumont com uma cerimônia presidida pelo Comandante da Organização, Coronel Aviador Luiz dos Santos Alves, e contou com a presença de autoridades civis e militares.

O  Sargento Getúlio Tiago Valente Sanfelice foi um dos agraciados com a medalha. “Ao longo da minha carreira tive grandes realizações, muitos desafios e alegrias. Fui muitas vezes reconhecido pelo trabalho realizado. Sou grato a Deus por esta carreira que trouxe orgulho para mim e para minha família. Sinto-me afortunado, creio que a Medalha Santos-Dumont veio brindar esses 20 anos de carreira dedicados à Força Aérea, com empenho, comprometimento e paixão”, afirmou.

Ala 10
A Ala 10, localizada em Natal (RN), comemorou o 146º Aniversário de Alberto Santos-Dumont, Patrono da Aeronáutica. No evento, o Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, hasteou a insígnia de Marechal do Ar em homenagem a Santos-Dumont e leu a Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica alusiva à data.

Em Natal, a Medalha Mérito Santos-Dumont foi entregue a vinte militares da Aeronáutica, entre eles, o Sargento Bruno Eduardo de Araújo Vitor, graduado mais antigo a receber a honraria. “Sempre procurei fazer meu serviço visando ao propósito da Instituição, de forma a contribuir para o cumprimento da missão e para o bem da sociedade. É uma alegria saber que meu trabalho tem contribuído e, por isso, a FAB me considera merecedor dessa distinção", contou.

EPCAR
A Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ)  celebrou o 146º aniversário de Alberto Santos-Dumont em cerimônia presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani.

A solenidade militar contou com a presença do efetivo da GUARNAE-BQ e com a Guarda de Honra composta por alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Estiveram presentes, ainda, autoridades militares e civis da cidade e região, familiares dos alunos do CPCAR e representantes da comunidade local.

Com 24 anos de serviços prestados à Força Aérea Brasileira, o Sargento Adriano de Souza, do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), foi agraciado com a medalha. “É um imenso orgulho receber esta comenda, pois ratifica que as ações desenvolvidas ao longo da minha carreira estão condizentes com o que a Instituição espera de mim. Fico lisonjeado em receber esta medalha na solenidade onde se comemora o aniversário de nascimento de um dos grandes gênios da humanidade, o mineiro Alberto Santos-Dumont. Estou muito orgulhoso e muito feliz”, disse.

Para o Brigadeiro Bellintani, a data é motivo de orgulho para brasileiros e, em especial, mineiros. “Trata-se de uma figura importantíssima na história da humanidade. Seu invento proporcionou o encurtamento das distâncias e a união entre os povos no ideal de paz, justiça e harmonia entre as nações. Para nós, aqui, é um orgulho ainda maior, pois o local de nascimento do Pai da Aviação fica tão próximo à nossa cidade”, citou.

Ala 8
A Ala 8 celebrou o 146° aniversário do nascimento de Alberto Santos-Dumont.  A cerimônia militar ocorreu no pátio operacional da Organização, localizada em Manaus (AM), e reuniu autoridades civis e militares. A Medalha Mérito Santos-Dumont foi entregue durante a solenidade a militares da Marinha, do Exército e da FAB, além de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas. O evento incluiu o hasteamento da insígnia de Marechal-do-Ar, posto mais alto da Força Aérea, em homenagem ao Pai da Aviação, e o tradicional desfile militar da tropa da Guarnição de Aeronáutica de Manaus.

Um dos homenageados com a medalha foi o Major Aviador Thiago Ferreira de Souza. “Sinto-me honrado por ter sido reconhecido pela Força, tendo o direito de receber a Medalha Mérito Santos-Dumont. Agradeço a minha família e a meus companheiros pelo apoio”, salientou.

 

Fonte: DCTA, DECEA, EEAR, BASV , CIAAR, BASP, BAFL, DCTA, EPCAR Alas 2, 8 e 10

 

Fotos: Sargento Gustavo / BASV;  Cabo Leonardo / Ala 2; Sargento Luís / EEAR; Soldado Talisson / CIAAR; Cabo Siqueira / BASP; Sargento R. Peres / BAFL;  Sargento Petherson /DCTA; Cabo Simplício / Ala 10; Sargentos Leopoldo e Domingos / EPCAR; Cabo A. Pardo / Ala 8 e Luiz Peres / DECEA.