FORÇAS NO ESPORTE

ICEA recebe visita de crianças do PROFESP em São José dos Campos (SP)

Estudantes fizeram visitas monitoradas, acompanhados de oficiais e graduados, aos Simuladores de Torre de Controle 3D
Publicada em: 05/07/2019 18:11
Imprimir
Fonte: ICEA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Emília Maria - Revisão: Capitão Monteiro

O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), organização da Força Aérea Brasileira sediada em São José dos Campos (SP), recebeu em maio a visita de crianças que integram o Programa Forças no Esporte (PROFESP) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Os estudantes fizeram visitas monitoradas, acompanhados de oficiais e graduados, aos Simuladores de Torre de Controle 3D, que são compostos pelo Simulador de Controle de Aeródromo (SICAD) e pelas Torres de 180° e 360°. Nas salas de simulação eles receberam explicações para entender melhor como é operada cada plataforma. Após as explanações, o grupo teve a oportunidade de participar de uma prática simulada, onde desempenharam funções de pilotos e controladores.

A aluna Daphine Vieira dos Santos Batista, de 13 anos, registrou seus sentimentos sobre a visita. “Essa experiência foi muito importante para mim. Senti como se realmente estivesse lá no controle de tráfego aéreo, dava para ver até os aviões se movimentando”. Após uma avaliação os alunos receberam o certificado de “Controlador de Tráfego Aéreo Mirim”.

O PROFESP do Núcleo Esportivo do DCTA atua em parceria com a Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos, sob a coordenação geral do Vice-Diretor do Departamento, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, e do Tenente-Coronel Intendente Narciso Campos Filho, dentre outros voluntários do programa. 

O Programa

O PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica e tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Presente em 108 cidades de todas as regiões do País, com o apoio de 185 Organizações Militares, atualmente o programa beneficia em torno de 26 mil crianças e jovens.

Fotos: André Moura e Suboficial Shonosuke

imagens/original/38675/prof01_Easy_Resize.com_2.jpg
imagens/original/38675/prof09.JPG
imagens/original/38675/prof39.JPG