COMANDO

Comandante da Aeronáutica completa 100 dias no cargo

Publicada em: 15/04/2019 18:55
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Emília Maria - Revisão: Major Alle

No último domingo (14/04), o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez, completou 100 dias à frente da instituição. A assunção do cargo foi realizada no dia 4 de janeiro, em Brasília (DF), na presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

Confira as principais atividades do Comando no período:

 

 

 

Reunião com o Ministro da Defesa – O Comandante recebeu o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, em Brasília (DF), no dia 7 janeiro. Na ocasião, Tenente-Brigadeiro Bermudez abordou o cenário atual da FAB e apresentou ao Ministro os oficiais-generais do Alto-Comando da Aeronáutica.


“A reunião foi muito importante, pois foi possível apresentar uma visão geral das atividades em curso na Força Aérea, bem como os nossos principais projetos estratégicos”, disse o Comandante na ocasião.

 





Apoio a Brumadinho – A Força Aérea Brasileira (FAB) apoiou de forma intensa a operação de buscas às vítimas do desastre em Brumadinho (MG), em janeiro e fevereiro. Foram gerenciados cerca de 20 voos simultâneos, contabilizando mais de 5.000 movimentos aéreos, envolvendo mais de 60 militares na missão. A Força Aérea deu todo suporte no tráfego aéreo e garantiu a segurança das aeronaves envolvidas na operação de resgate, além de empregar os helicópteros H-36 Caracal nas operações.

 


Reunião sobre Infraestrutura
– No dia 5 de fevereiro, o Comandante reuniu-se com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o Secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Saggioro Glanzmann, e o Tenente-Brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior, então indicado para assumir a Presidência da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Durante o encontro, as autoridades conversaram sobre os projetos para 2019 que envolvem a aviação e contam com o apoio da FAB. O Ministro da Infraestrutura aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância do trabalho do controle do espaço aéreo e também da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), subordinada ao Comando-Geral de Apoio (COMGAP).

Acordo de Salvaguardas Tecnológicas – O Comandante participou, em março e abril, de diversas reuniões e audiências com parlamentares a respeito do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) que aguarda aprovação do Congresso. O AST foi assinado com os Estados Unidos durante a visita do Presidente da República ao país norte-americano e, quando aprovado, viabilizará o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara, organização militar da FAB no Maranhão. O Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, apresentou o acordo para a bancada parlamentar do Maranhão em 9 de abril.

Cinquentenário do DCTA – No dia 15 de março, o Comandante participou, em São José dos Campos (SP), da cerimônia alusiva aos 50 anos de criação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), organização militar voltada para o desenvolvimento aeroespacial no Brasil.

“A vertente tecnológica é a marca que eleva uma instituição. Não podemos deixar de destacar, neste cinquentenário, o pioneirismo do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador da criação de um complexo científico-educacional baseado no tripé Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento no setor aeronáutico, para a formação de engenheiros capazes de dar suporte às atividades aeronáuticas no país”, destacou o Comandante sobre a importância do DCTA para o Brasil.

Atualizações do Comando de Preparo - O Comandante participou, no dia 19 de março, do I Workshop 2019 do Comando de Preparo (COMPREP), na Base Aérea de Florianópolis. O evento contou com a presença do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, entre outros oficiais-generais e autoridades da FAB.

“É necessário que ocorra a priorização do aprimoramento operacional e das atividades finalísticas em relação às atividades de gestão e suporte e que o planejamento e execução das ações no âmbito da Força Aérea estejam orientados ao permanente estado de prontidão operacional e à capacidade de projetar o poder aeroespacial estratégico, de forma a fazer frente às ameaças aos interesses nacionais", destacou o Tenente-Brigadeiro Bermudez no evento.


Reestruturação da carreira
– O Tenente-Brigadeiro Bermudez acompanhou o Presidente da República, o Ministro da Defesa, e os Comandantes da Marinha e do Exército na entrega do Projeto de Lei relativo à Reestruturação da Carreira dos Militares ao Congresso Nacional no dia 20 de março. De acordo com estudos feitos em conjunto por técnicos dos Ministérios da Economia e da Defesa, a implantação das medidas apresentadas no projeto traria uma economia bilionária aos cofres públicos.

 

Dia do Especialista – O Tenente-Brigadeiro Bermudez presidiu a solenidade alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica e ao 78º Aniversário da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) em 25 de março. “Aqui, na Escola de Especialistas de Aeronáutica, são formados nossos sargentos, homens e mulheres, que compõem a engrenagem da Força Aérea. São esses profissionais que trabalham com disciplina, amor e coragem para também controlar, defender e integrar nosso território de 22 milhões de quilômetros quadrados. Parabéns a esses profissionais”, disse o Comandante durante a formatura.
 



Assistência Humanitária a Moçambique
- Duas aeronaves C-130 Hércules da FAB integraram a missão de assistência humanitária do Brasil em apoio às vítimas do ciclone Idai, em Moçambique. Os aviões, coordenados pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), transportaram mais de 20 toneladas de suprimentos e equipamentos, além de 40 militares da Força Nacional e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

 



30 Anos do Voo de Ayrton Senna no Mirage III
 – Em 2019 foi celebrado os 30 anos do voo do automobilista Ayrton Senna a bordo do Mirage III do Esquadrão Jaguar (1º GDA), na então Base Aérea de Anápolis, em 29 de março de 1989. A revista Aerovisão relembrou o evento com o campeão mundial com uma matéria em sua 260º edição.

 


Seminário sobre Sistemas de Combate
– O Comandante participou do II Seminário Internacional de Sistemas de Combate, realizado em 1º de abril no Rio de Janeiro, promovido pela Revista Força Aérea em parceria com a FAB. O evento tratou do novo vetor de combate da FAB, o F-39 Gripen. O Comandante da Força Aérea Sueca, Major-General Mats Helgesson, também participou do seminário, assim como oficiais-generais e oficiais das Forças Armadas Brasileiras.

 

LAAD Defence & Security  - Autoridades nacionais e estrangeiras acompanharam a 12ª Edição da LAAD Defence & Security (Feira Internacional de Defesa e Segurança), que ocorreu de 2 a 5 de abril, no Pavilhão de Exposições do Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). Além de participar da cerimônia de abertura, o Tenente-Brigadeiro Bermudez realizou uma agenda de compromissos durante a feira. Ele recebeu representantes governamentais e da indústria, no estande do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER) montado no evento, visitou a área de outros expositores e conferiu a exposição dos projetos da FAB, promovida pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e com projetos do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA), do Comando de Preparo (COMPREP) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Ordem do Mérito Judiciário Militar - O Comandante da Aeronáutica foi condecorado com a Ordem do Mérito Judiciário Militar (OMJM) Grau Grã-Cruz, em Brasília (DF), durante a solenidade comemorativa ao 211° aniversário da Justiça Militar da União em 28 de março. Outros militares da FAB de diversas patentes também receberam a OMJM.

Apresentação de oficiais-generais – O Comandante participou, em 5 de abril, da apresentação ao Presidente da República dos oficiais-generais promovidos em 31 de março. Dos 61 promovidos, 15 são da FAB. Três deles foram promovidos ao posto de Major-Brigadeiro do Ar, os outros 12 a Brigadeiro do Ar.

Reunião com Ministro da Justiça - O Tenente-Brigadeiro Bermudez, recebeu, no dia 8 de abril, a visita do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Fernando Moro, que participou de um encontro com integrantes do Alto-Comando e oficiais-generais da FAB. Foi a primeira vez que o Ministro Sergio Moro visitou o Gabinete da Aeronáutica para tratar de assuntos correlatos a ambas instituições, como operações militares, apoio mútuo, entre outros.

Otimização da gestão pública - A Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) realizou, entre 8 e 12 de abril, o I Encontro de oficiais-generais da Organização Militar, que compreende a Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF) e a Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD). A reunião ocorreu nas instalações da Base Aérea da Santos (BAST), em Guarujá (SP). O encontro teve uma série de palestras, debates e apresentações dos onze oficiais-generais da Secretaria, além de personalidades e autoridades civis, que falaram sobre empreendedorismo e transformação digital no mundo globalizado.

Audiências -  Desde a assunção do cargo, o Comandante da Aeronáutica recebeu os embaixadores da Alemanha, Canadá e China, além de representantes de empresas e militares de Forças de outros países,  como o Comandante do Comando do Sul dos Estados Unidos (SOUTHCOM), Almirante Craig Stephen Faller.

Fotos: CECOMSAER