OPERACIONAL

Tripulações que operam aeronave C-95 Bandeirante realizam treinamento

Militares de cinco esquadrões estão nas Alas 3 e 10 para treinar a ação de Assalto Aeroterrestre
Publicada em: 14/03/2019 16:45
Imprimir
Fonte: Ala 10, por Tenente Juliana Lopes
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli - Revisão: Capitão Landenberger

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que operam a aeronave C-95 Bandeirante iniciaram, nesta semana, o Exercício Técnico ASSAET. O treinamento acontece concomitantemente na Ala 10, em Parnamirim (RN) e na Ala 3, em Canoas (RS). O objetivo é treinar as tripulações dos esquadrões Tracajá (1º ETA), Pastor (2º ETA), Pioneiro (3º ETA), Pégaso (5º ETA) e Rumba (1º/5º GAV) na ação de Assalto Aeroterrestre. Trata-se do emprego de meios aéreos para introduzir forças paraquedistas em áreas de interesse.

O primeiro dia de exercício na Ala 10 foi na quarta (13) e, na Ala 3, nesta sexta (15). "Nesse exercício, treinamos a parte operacional da aviação de transporte, colocando em prática os conhecimentos adquiridos durante a carreira", afirmou o Tenente Aviador Lucas Andrade da Costa Almeida, do Esquadrão Pastor, que participa do treinamento.

O exercício está dividido em três fases, sendo que a última deve ocorrer em junho na Ala 12, em Santa Cruz (RJ). Agora, serão treinados procedimentos como  navegação a baixa altura em voo de formação tática (elemento e seção), lançamento de fardo de porta e lançamento múltiplo.

Fotos: Tenente Vitória e Sargento Marcella / Ala 10