MEIO AMBIENTE

Comandante da EEAR apresenta projeto ambiental ao Ministro do Meio Ambiente

Brigadeiro Codinhoto ainda apresentou protótipo de livro que retrata fauna da unidade
Publicada em: 07/02/2019 16:40
Imprimir
Fonte: EEAR, por Tenente Mateus Candiani
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Capitão Landerberger

O Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, se encontrou com o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, nesta quarta-feira (6), na sede da escola, em Guaratinguetá (SP). O oficial-general apresentou o Projeto SEMEEAR, desenvolvido pela Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB), que consiste no plantio de 88 mil espécies arbóreas da Mata Atlântica.

“A passagem do ministro por Guaratinguetá propiciou a ele conhecer, mesmo que por meio de uma rápida explanação, a missão da EEAR, tão relevante para a Força Aérea, bem como os projetos ambientais de grande dimensão atualmente em desenvolvimento nesta escola”, comentou o Brigadeiro Codinhoto.

O SEMEEAR encerrou, no início do ano, uma de suas fases, totalizando, até o momento, o plantio de 62.000 mudas. Ainda ocorrerá o plantio de espécies de árvores nativas para a preservação da mata ciliar do Ribeirão de Guaratinguetá, fonte abastecedora de água potável da EEAR e, também, das regiões adjacentes.

“O lema do Projeto Ambiental SEMEEAR - Para uma vida mais saudável -, revela a preocupação desta escola em manter sempre viva na consciência de todos os seus integrantes o papel de agente e guardião das causas ambientais e da interação homem/natureza”, ressalta o Capitão da Reserva Celso Molinari, que serviu na EEAR por mais de 50 anos, e é integrante do projeto.

O ministro também conheceu o protótipo do livro “Ave Fauna” que mostra, por meio de fotos e textos, os pássaros que habitam os 10 milhões de metros quadrados da unidade. Idealizado pelo Capitão da Reserva Celso Molinari, o livro será lançado ainda neste ano. O objetivo da publicação é levar ao público uma amostra de uma das riquezas da Escola: a coletânea ornitológica de animais que compõem o fértil cenário verde da região. São pássaros que chamam a atenção não apenas do efetivo, mas de seus familiares e visitantes que passam pela Organização Militar.

Foto: Cabo T. Ribeiro/EEAR