LIVRO

Comissão de Desportos da Aeronáutica lança livro sobre a história do esporte na FAB

Páginas reúnem relatos sobre grandes atletas e principais iniciativas da Força Aérea na área esportiva
Publicada em: 29/01/2019 16:50
Imprimir
Fonte: CDA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Capitão Landenberger

Os mais de 50 anos da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) e a história do esporte na Força Aérea Brasileira (FAB) foram registrados no livro "Asas do Desporto Nacional", lançado na quinta-feira (17/01), no Campo dos Afonsos (RJ).

A obra retrata desde os primórdios da aviação, com o primeiro diploma olímpico de Alberto Santos Dumont, em 1905, ao ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016, fazendo escalas pelas conquistas que elevaram o Brasil ao protagonismo do desporto militar internacional. O objetivo é perpetuar e, sobretudo, valorizar aqueles que construíram a história do desporto e da educação física na Aeronáutica, com reflexos sobre a sociedade brasileira. O livro foi escrito por professor, militares e estudiosos ligados à área e compilado pela Seção de Comunicação Social da CDA.

O Vice-Presidente da CDA, Coronel de Infantaria Pedro Celso Gagliardi Palermo, destaca os desafios de contar a história do desporto militar. “Ao passarmos pelos capítulos deste livro, podemos facilmente perceber o empenho e a alma alvissareira daqueles que nos antecederam", diz.

Entre os fatos citados pelo coronel estão as Olimpíadas da FAB nos anos 40 e 50; a primeira medalha olímpica do atletismo nacional com o Taifeiro José Telles da Conceição, em 1952; a transferência da CDA para o Campo dos Afonsos; as diversas iniciativas pioneiras, como as primeiras participações do Brasil em modalidades como Orientação e Pentatlo Aeronáutico; os antecedentes do Programa Atleta de Alto Rendimento (PAAR), nos anos 60 e 70; o embrião do Programa Forças no Esporte (PROFESP), iniciado nos anos 90 em uma parceria entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Clube Escolar; e a primeira competição concebida para avaliar o adestramento físico-operacional das equipagens de todas as Alas da Força Aérea, o INTERALA.

O livro está disponibilizado na versão e-book e pode ser acessado aqui.

Fotos: Suboficial Ricardo/CDA