DIA DA SAÚDE

DIRSA realiza evento em comemoração ao 77º Aniversário do Serviço de Saúde

Além de cerimônia militar, a programação contou ainda com a realização de Jornada Científica, palestra e visita ao LAQFA
Publicada em: 11/12/2018 15:00
Imprimir
Fonte: DIRSA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Carlos Balbino - Revisão: Capitão Landenberger

A Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) realizou, no dia 3 de dezembro, uma cerimônia militar em comemoração ao 77º Aniversário de Criação do Serviço de Saúde da Aeronáutica. A solenidade encerrou a programação comemorativa que contou ainda com a realização de Jornada Científica, eventos históricos, encontro e palestra para veteranos da Saúde, além de visita ao Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA).

Durante a solenidade militar, presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, 17 militares foram prestigiados com o Prêmio Destaque Operacional de Saúde. A premiação é oferecida em reconhecimento aos profissionais do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU) que se destacaram diretamente no atendimento aos pacientes.

Ao falar sobre a modernização e renovação do SISAU, o Diretor de Saúde, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, destacou a importância da atuação junto ao paciente. “A saúde operacional demonstra-se cada vez mais presente. O Hospital de Campanha (HCAMP), nos casos de calamidade pública e desastres, resgata valores imprescindíveis como solidariedade e dignidade; assim como as Ações Cívico-Sociais (ACISO) enriquecem nossos laços com diversas comunidades do Brasil”, afirmou.

A solenidade contou ainda com homenagens ao Patrono do Serviço de Saúde, Major-Brigadeiro Médico Ângelo Godinho dos Santos, e aos ex-diretores de Saúde. Na ocasião, também foi feita a imposição da Medalha Militar e realizado um desfile militar com a participação dos estandartes das 16 unidades subordinadas e de um grupamento representativo do HCAMP, entre outros.

Estiveram presentes o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; os Diretores do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky, e do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), Brigadeiro Médico Julio Cesar da Gama Apolinário; o Subdiretor Técnico e de Perícias Médicas da DIRSA, Brigadeiro Médico Ricardo Gakiya Kanashiro; além de oficiais-generais do Rio de Janeiro e militares das organizações de Saúde.

Fotos: Sargento Rocha