FORMAÇÃO

Pós-graduação da UNIFA diploma 24 Mestres

Solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP)
Publicada em: 11/12/2018 11:30
Imprimir
Fonte: UNIFA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria - Revisão: Capitão Landenberger

A Universidade da Força Aérea (UNIFA) realizou, na segunda-feira (3), a cerimônia de diplomação dos seus Programas de Pós-Graduação. Foram diplomados 23 Mestres do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) e um do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO).

A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e contou com a presença de autoridades militares e civis, bem como familiares e amigos dos diplomados. “Estamos diante de Mestres, que, sejam militares ou civis, independente do quadro a que pertencem, da ativa ou da reserva, demonstraram vontade de engrandecer profissionalmente, não só a si mesmos, mas a toda a instituição”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Bermudez durante a cerimônia.

O PPGCA objetiva capacitar pessoal, fomentar pesquisas e contribuir com a difusão dos assuntos de interesse da Segurança e Defesa Nacional relacionados com o Poder Aeroespacial Brasileiro. As pesquisas envolveram política contemporânea, estudos estratégicos, estudos de poder local, políticas públicas e políticas de cooperação internacional, entre situações de paz e de conflitos armados. Desde 2012, quando foi reconhecido pelo Sistema de Ensino Nacional, já houve o ingresso de 125 mestrandos, que apresentaram  produção técnico-científica, distribuída entre artigos, livros e capítulos de livros, além de revisão e edição de documentos normativos da Força Aérea Brasileira.

O PPGDHO busca desenvolver estudos científicos de modo a embasar ações diagnósticas e propositivas visando à eficiência e à eficácia do desempenho humano operacional no setor aeroespacial, diante das demandas laborais decorrentes das diferentes atividades desempenhadas pelos recursos humanos da Força Aérea Brasileira e demais Forças. Criado e ativado em 2015, sob a égide da Lei de Ensino da Aeronáutica, diplomou, nesta oportunidade, o seu primeiro Mestre, o Tenente-Coronel Médico Mauro Amin Sab, do efetivo do Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL).

“Ensinar é uma missão que poucos conseguem cumprir com excelência. Os senhores são dignos de nosso mais profundo respeito, reconhecimento e admiração. Às autoridades aqui presentes e aos nossos Comandantes, agradecemos a oportunidade a nós ofertada. Continuaremos nossa missão de alçar voos cada vez mais altos, vislumbrando a excelência das asas que protegem o nosso país”, ressaltou a oradora das turmas, Tenente Pedagoga Maria Alessandra Lima Moulin, do efetivo da Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS).

Os Programas de Pós-Graduação da UNIFA têm como público-alvo oficiais das Forças Armadas e Auxiliares e civis graduados em instituições de Ensino Superior de todo o território nacional que se prontifiquem a estudar e pesquisar na área de interesse do Poder Aeroespacial.

Informações complementares sobre os cursos de Mestrado podem ser obtidas na página da UNIFA, no link Pós-Graduação.