HOMENAGEM

Aniversário da FAB e Dia do Aviador são celebrados com Sessão Solene e entrega de prêmio

Foram realizadas cerimônias em São Paulo (SP), em Pernambuco (PE) e no Rio de Janeiro (RJ)
Publicada em: 25/10/2018 12:20
Imprimir
Fonte: Por, BASP, DIRAP e CINDACTA III
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Carlos Balbino - Revisão: Capitão Landenberger

O Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) foi marcado por cerimônias realizadas em vários estados do Brasil. Nas regiões Sudeste e Nordeste do país, Organizações Militares da Força Aérea foram homenageadas durante Sessões Solenes promovidas pelas Assembleias Legislativas dos Estados de São Paulo e de Pernambuco.

São Paulo (SP)

Representantes das Organizações Militares de São Paulo e autoridades civis participaram, na última segunda-feira (22/10), de uma Sessão Solene, realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em homenagem à Força Aérea Brasileira (FAB) e ao Dia do Aviador.

“Toda sociedade civilizada tem suas Forças Armadas como patrimônio cultural. A Assembleia Legislativa, como representante da população do Estado de São Paulo, reconhece o valor da Força Aérea, reverenciando seus homens, reconhecendo-os publicamente. Parabéns à Aeronáutica! A aviação brasileira é um orgulho de todos os cidadãos!”, disse o Deputado Estadual Fernando Capez, que presidiu a solenidade.

Na ocasião, o Comandante Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, foi agraciado com o “Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo” - a mais alta comenda do Poder Legislativo Paulista, conferido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que contribuem para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Estado.

“O dia 23 de outubro relembra o feito de Santos Dumont, quando o mais pesado que o ar voou por meios próprios, uma data muito importante para todos os aviadores, sejam eles do meio civil ou militares. É uma honra receber esse reconhecimento!”, declarou o Comandante.

Pernambuco (PE)

Em Pernambuco, a homenagem prestada à Força Aérea Brasileira, na Assembleia Legislativa do Estado, foi estendida ao Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA III), em comemoração ao aniversário de 30 anos do Centro, ocorrido em 23 de março deste ano. Estiveram presentes o Comandante do CINDACTA III, Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, além dos Comandantes, Diretores e Chefes da Guarnição de Aeronáutica de Recife.

Durante a Sessão Solene, presidida pelo Deputado Antônio Moraes, o parlamentar falou sobre a atuação e o comprometimento dos profissionais do CINDACTA III. "Nós, como passageiros, sequer vemos a atuação desses profissionais, mas eles estão ali, a todo momento garantindo o voo tranquilo e em segurança", destacou.

Ao homenagear as instituições, o Deputado Zé Maurício fez a entrega de uma placa, como menção honrosa, ao Brigadeiro e também elogiou o trabalho do CINDACTA. “Eu fiquei impressionado com a dinâmica, com a eficiência e como o modelo organizacional funciona. Para mim, é uma honra poder prestigiar instituições como esta".

No discurso de agradecimento, o Brigadeiro Walcyr destacou a forte presença da FAB no Estado de Pernambuco e a importância do CINDACTA III para o transporte aéreo brasileiro. “Tal centro é o responsável pelo controle de todo o tráfego aéreo na Região Nordeste, além de grande parcela do Oceano Atlântico. É um trabalho árduo, conduzido por profissionais treinados e que se empenham no cumprimento de tão nobre missão o que permite que milhares de pessoas cruzem os nossos céus com segurança e rapidez”, afirmou.

Também participaram da cerimônia o Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Desembargador Manoel de Oliveira Erhardt, do Corregedor-Geral da Justiça em Pernambuco, Desembargador Fernando Cerqueira, do Diretor do Fórum da Seção Judiciária de Pernambuco, Juiz federal Frederico José Pinho de Azevedo, do Capitão dos Portos de Pernambuco, Capitão de Mar e Guerra Maurício Bravo.

Rio de Janeiro (RJ)

No Rio de Janeiro (RJ), a Força Aérea Brasileira (FAB) foi homenageada no Jockey Club Brasileiro (JCB) durante o Grande Prêmio Salgado Filho. O evento, realizado no dia 21 de outubro, contou com a presença de oficiais-generais, entre eles, o Diretor de Administração do Pessoal (DIRAP), Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, o Comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, e o Presidente do Jockey Club Brasileiro, Luiz Alfredo Aranha D’Escragnolle Taunay.

Na oportunidade, o Chefe do Subdepartamento de Administração do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Júnior, apontou a trajetória do Pai da Aviação Alberto Santos-Dumont e do fundador do Jockey Club Brasileiro, Linneo de Paula Machado, como grande fonte de inspiração.

“Sob a inspiração desses notáveis brasileiros é que o Comando da Aeronáutica e o Jockey Club Brasileiro confraternizam neste tradicional evento, promovido desde 1951. O Grande Prêmio Salgado Filho, em homenagem ao homem que consolidou o vínculo entre as duas instituições, é realizado num ambiente de amizade, fidalguia e respeito mútuo”, disse.

Em nome do Comandante da Aeronáutica, o Diretor de Administração do Pessoal retribuiu ao anfitrião com uma placa de agradecimento. Também receberam uma singela homenagem da FAB, o criador, o proprietário, o treinador e o jóquei do cavalo vencedor do Grande Prêmio Salgado Filho, o cavalo Bold Retriever.

Fotos: Sargento Rocha, Cabo Alexandrino e Cabo Siqueira