ANIVERSÁRIO

FAB realiza cerimônia em comemoração aos 46 anos da SEFA

Evento em Brasília reconheceu personalidades civis com o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira
Publicada em: 11/10/2018 19:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quinta-feira (11), em Brasília (DF), uma cerimônia militar em comemoração ao 46º aniversário de criação da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA). Na solenidade, foi entregue o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira a personalidades civis e também realizadas homenagens aos integrantes de destaque da Organização Militar.

O evento foi presidido pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, acompanhado do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo, de membros do Alto-Comando da FAB, de oficiais-generais das Forças Armadas e, ainda, de autoridades civis.

O Tenente-Brigadeiro Araújo disse que celebrar a data representa pensar no futuro sem nunca esquecer o passado e seus aprendizados, mantendo vivas as aspirações de fazer da organização uma referência no gerenciamento das atividades financeiras, administrativas, contábeis e patrimoniais do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Dentre os resultados da SEFA, o oficial-general destacou, por exemplo, que há 54 meses o COMAER não possui qualquer restrição contábil à frente de qualquer outro órgão da administração federal. "Essa é a concretização do conhecimento, da técnica e da capacidade de militares e servidores cada vez mais preparados e comprometidos com suas responsabilidades", declarou.

Homenagens

O Secretário-Adjunto de Gestão Orçamentária do Ministério do Planejamento, Bruno César Grossi de Souza, e o Diretor do Departamento de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Defesa, José Roberto de Moraes Rego Paiva Fernandes Júnior, receberam do Comandante da FAB o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira. Esse é um reconhecimento instituído para distinguir civis e militares da reserva, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços à Força.

A SEFA também reconheceu, com a Medalha Militar, os integrantes que servem na Unidade há mais de 30, 20 e 10 anos. Essa honraria tem como objetivo recompensar os bons serviços prestados pelos Oficiais e Praças da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da FAB, em serviço ativo. Também foi entregue a homenagem de Graduado, Praça e Servidor Civil Padrão da SEFA em 2018.

Ao final do evento, o Tenente-Brigadeiro Araújo anunciou o lançamento da 11ª edição da Revista Seiva, publicação anual que apresenta artigos científicos sobre administração financeira, administração pública, contabilidade, contratos e convênios, controle interno, gestão e execução orçamentária, bem como o tema proteção social aos militares das Forças Armadas.

Criação

A SEFA tem sua origem em 13 de outubro de 1972. Recebeu, naquela data, a denominação de Secretaria-Geral da Aeronáutica, com a finalidade de superintender as atividades de administração financeira, contabilidade e auditoria, e de integrar, como órgão setorial, o sistema correspondente na Administração Federal. Teve, no ano de 1975, sua denominação alterada para Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica e, em 2016, recebeu o nome atual.

Fotos: Cabo André Feitosa/CECOMSAER