EVENTO

Cerimônia militar celebra os 59 anos de criação do Esquadrão Condor

Ex-comandantes e profissionais de destaque foram homenageados durante a solenidade realizada na Ala 11
Publicada em: 08/10/2018 17:12
Imprimir
Fonte: Ala 11
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Carlos Balbino - Revisão: Capitão Landenberger

O Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1°/2°GT), Esquadrão Condor, completou 59 anos no dia 1º de outubro. A data de criação foi celebrada com uma cerimônia militar no pátio de formaturas da Ala 11, no Rio de Janeiro (RJ).

Na solenidade, foram homenageados os Destaques Profissionais do ano de 2018. Foram eleitos como “Graduado e Praça Padrão”, respectivamente, o Sargento Dariel Silva Santos e o Soldado Cahyke Blair Silva Dos Santos. O Comandante da Ala 11, Brigadeiro do Ar Mozart de Oliveira Farias, fez a entrega de uma lembrança aos agraciados.

Os ex-comandantes do Esquadrão Condor também foram homenageados durante a cerimônia, entre eles, o Coronel Aviador Manoel Timotheo da Costa, comandante de julho de 1967 a setembro de 1967; o Brigadeiro do Ar Emílio Fernando Drummond, comandante de 1988 a 1990; o Coronel Aviador Aldécio Soares da Paz, comandante de 2000 a 2002, e o Coronel Aviador Ricardo de Oliveira Braga, comandante de 2004 a 2006. Todos receberam uma lembrança do atual Comandante, Major Aviador Claudio Paradelo Peixoto.

Durante o discurso, o Comandante do Condor exaltou a história do esquadrão e lembrou como o uso das aeronaves C-54 Skymaster e C-91 Avro levaram o nome da Força Aérea Brasileira aos quatro continentes. Ele também ressaltou como, nos dias de hoje, as aeronaves C-99A e  C-97 Brasília dão prosseguimento à missão do esquadrão, que, neste ano, realizou 21 transportes de órgãos vitais. “Nossa postura e comprometimento têm proporcionado o sucesso nas missões e mantido nosso esquadrão altivo e glorioso”, disse.

A cerimônia militar, presidida pelo Comandante da Ala 11, contou com a presença do Presidente da Caixa de Financiamento da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Marco Aurélio Gonçalves Mendes; do Presidente da Associação de Membros e Equipagens da Aviação de Transporte Aéreo, Brigadeiro Emílio Fernando Drummond, entre outras autoridades.

Fotos: Sargento Antunes