VISITA

Comandante da FAB se reúne com Diretor do Departamento de Assuntos de Defesa e Segurança

Projetos estratégicos de interesse da FAB e parcerias de cooperação internacional foram alguns dos assuntos tratados no encontro
Publicada em: 05/09/2018 17:14
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Carlos Balbino
Edição: Tenente João Elias - Revisão: Major Alle

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, recebeu, nesta quarta-feira (05), a visita do Diretor do Departamento de Assuntos de Defesa e Segurança do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Embaixador Alessandro Warley Candeas, em reunião no prédio do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF).

Durante a conversa, o comandante e o embaixador falaram sobre projetos estratégicos de interesse da FAB, como o Gripen – cuja fabricação está sendo realizada em parceria com a empresa sueca SAAB - e o Acordo de Salvaguardas para a utilização da Base de Lançamento de Alcântara, no Maranhão - que está em negociação com os Estados Unidos (EUA). Eles também trataram de iniciativas voltadas à formação de pilotos em países vizinhos e à comercialização de aeronaves brasileiras.

O embaixador ressaltou a importância de ações para a divulgação, a ampliação e o aprofundamento de parcerias que envolvam cooperação internacional. “Aproximando cada vez mais os vários setores do Ministério das Relações Exteriores e o Comando da Aeronáutica, conseguimos tratar de questões geográficas, políticas e de promoção comercial. Essa não é uma agenda só de defesa, é uma agenda de segurança, que, sem dúvida, também passa pelo apoio e pela capacitação da FAB”, afirmou o embaixador.

Ao comentar a relação com os países vizinhos da América Latina, o embaixador reforçou a necessidade de o Brasil manter o relacionamento fluido no nível militar. Ele lembrou, ainda, que há grupos de trabalho específicos para sistematizar, organizar e aprofundar a cooperação que já existe.

“Nós vamos realizar reuniões conjuntas de consciência situacional e de monitoramento do avanço de todos esses projetos. Também vamos programar visitas aos projetos estratégicos da Força Aérea. Vão ser visitas tanto de embaixadores sediados aqui em Brasília quanto de várias áreas do Itamaraty para que possam conhecer bem de perto e a fundo esses projetos estratégicos”, contou.

Foto: André Feitosa