SOLENIDADE

Diversas unidades da FAB realizam cerimônia de promoção de oficiais

Veja como foi a solenidade no Distrito Federal e nos seguintes estados: Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Amazonas e São Paulo
Publicada em: 31/08/2018 18:00
Imprimir
Fonte: Ala 10, EEAR, UNIFA, ALA 8, BASP
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Major Alle

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (31/08), a Cerimônia Militar de Promoção de Oficiais e de Compromisso de Oficiais Promovidos ao Primeiro Posto do Oficialato.

Interstício, aptidão física, peculiaridades referentes a cada posto dos diferentes Corpos, Quadros, Armas ou Serviços, além do conceito profissional e moral do militar são os requisitos necessários à promoção do oficial, listados na Lei de Promoções dos Oficiais da Ativa das Forças Armadas, nº 5.821, de 10 de novembro de 1972.

Veja como foi a solenidade em Parnamirim (RN), no Rio de Janeiro (RJ), em Manaus (AM), em São Paulo (SP), em Guaratinguetá (SP) e em Brasília (DF).

Parnamirim (RN)

Em Parnamirim, na região metropolitana de Natal (RN), a solenidade foi realizada no Grupamento de Apoio de Natal (GAP-NT). A cerimônia, presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, contou com a presença do Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, além de familiares e amigos dos formandos.

“A figura do oficial está associada, sempre, à chefia e à liderança. Ter liderança de forma plena é estar pautado, sobretudo, na força do exemplo, da ética profissional e da justiça. É ter uma mentalidade forte para ver o correto e querer fazer sempre o que é correto. Sejam, pois, exemplos de conduta como líderes preparados para a Força Aérea dos 100 anos. Isso não somente exige como também requer obediência e lealdade voluntárias, sem hesitações”, declarou o Brigadeiro Medeiros.

Foram promovidos os militares da turma de aspirantes aviadores que realizam a especialização operacional nos Esquadrões Joker (2°/5° GAV), Gavião (1°/11° GAV) e Rumba (1°/5° GAV), além de outros militares de carreira e temporários.

“Depois de tantos anos de formação militar e tantas dificuldades enfrentadas, poder chegar ao posto de oficial da FAB é muito gratificante para mim e para minha família”, disse o recém promovido Segundo-Tenente Aviador Lucas Bartolozi. Sua mãe, Clarisse Domingos de Abreu Bartolozi, comemorou a vitória do filho. “É um momento de muita emoção porque a família acompanha, sempre de perto, cada dificuldade. Para nós é uma alegria e, a cada dia, se confirma que ele tomou a escolha certa e valeu a pena o esforço para viver este momento”, destacou.

Rio de Janeiro (RJ)

Na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro (RJ), 183 aspirantes foram promovidos ao posto de segundo-tenente, três a primeiro-tenente e 14 oficiais superiores alcançaram patentes mais altas. A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Vilmar Gargalhone Corrêa, sendo recebido, na Guarnição dos Afonsos, pelo Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), Brigadeiro do Ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto.

O grupamento foi integrado, em sua maioria, pelo Quadro de Oficiais Convocados (QOCon) que atuam nas diversas especialidades: administração, biblioteconomia, enfermagem, história, museologia, pedagogia, relações públicas, entre outras. Ainda participaram da cerimônia militares intendentes e de infantaria, recém promovidos, também das diversas organizações militares do Rio de Janeiro.

Manaus (AM)

Em Manaus (AM), 55 aspirantes a oficial realizaram juramento à Bandeira Nacional em Cerimônia Militar de Compromisso de Militares Nomeados ao Primeiro Posto, no hangar dos Esquadrões Pacau (1°/4° GAV) e Cobra (7° ETA), sediados na Ala 8. A cerimônia faz parte da ascensão desses profissionais ao posto de segundo-tenente da FAB, o primeiro do oficialato. Na mesma ocasião, a Guarnição de Manaus homenageou os oficiais promovidos a primeiro-tenente, a capitão e a tenente-coronel.

“Quero agregar valor aos princípios da Força Aérea. Trazer os conhecimentos adquiridos no meio civil para dentro da Aeronáutica, melhorando a qualidade de vida dos militares através de uma alimentação saudável”, explicou a Segundo-Tenente Nutricionista Fernanda de Carvalho Lemos Souza.

São Paulo (SP)

“A promoção não se trata apenas de uma consequência natural de simples permanência no serviço ativo, é muito mais que isso. Representa o reconhecimento do mérito de cada um no desempenho das diversas funções assumidas ao longo de suas carreiras. Desempenho este acompanhado por um exigente processo de avaliação”, explicou em seu discurso o Diretor de Material Aeronáutico e Bélico, Major-Brigadeiro do Ar Antonio Ricardo Pinheiro Vieira, durante a cerimônia de promoção de oficiais e de compromisso dos militares nomeados ao primeiro posto do oficialato da Guarnição Aeronáutica de São Paulo, realizada na Base Aérea de São Paulo.

A Segundo-Tenente Daniella Fernanda de França Cornélio expressou a emoção de ser promovida: “Não tive acesso às informações de como entrar na FAB quando era mais jovem, pensei que isso fosse impossível. A oportunidade de ingresso que a Força Aérea nos oferece, ainda que em idade mais avançada, me proporcionou a chance de realizar um sonho. Fiquei muito feliz em ter conseguido servir à Aeronáutica. Ser promovida é a concretização de tudo o que sempre quis para minha vida”, disse.

Guaratinguetá (SP)

Na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), foram promovidos 42 militares do efetivo, sendo 34 ao posto de segundo-tenente, cinco a primeiro-tenente, dois a capitão e um a major. A formatura foi presidida pelo Comandante da Escola, Brigadeiro Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, e contou com a presença de todo o efetivo da Guarnição, além de amigos e familiares dos oficiais promovidos.

“É importante ressaltar que o exercício laborioso sempre é alicerçado na perseverança em busca de um ideal e na dedicação à vida militar, atributos que complementam a boa formação especializada de todos os homenageados de hoje", reforçou o Brigadeiro Codinhoto em seu discurso aos promovidos.

Brasília (DF)

Na Ala 1, em Brasília, o Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rogério Gammerdinger Veras, presidiu a cerimônia, em que também estiveram presentes vários oficiais-generais.

O Comandante da Ala 1, Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, em suas palavras, desejou felicidades no novo caminho. “Vocês merecem esta promoção, que reflete o resultado da dedicação e do esforço de cada um. Tenham orgulho de sua conquista”, afirmou.

 

imagens/original/37072/ala 10 (2).jpg
imagens/original/37072/ala 10 3.jpg
imagens/original/37072/ala 10.jpg
imagens/original/37072/brasília 2.jpg
imagens/original/37072/brasília.jpg
imagens/original/37072/dsc_0010.jpeg
imagens/original/37072/dsc_0011.jpeg
imagens/original/37072/guaratinguetá 2.jpg
imagens/original/37072/guaratinguetá.jpg
imagens/original/37072/manaus 2.jpg
imagens/original/37072/manaus.jpg
imagens/original/37072/rj.jpg
imagens/original/37072/rj2.jpg
imagens/original/37072/são paulo.jpg
imagens/original/37072/sp 2.jpg
imagens/original/37072/sp3.jpg