TECNOLOGIA

Hospital Central da Aeronáutica implanta novo sistema de agendamento de consultas

Entre as melhorias possíveis está a criação de um prontuário eletrônico
Publicada em: 05/09/2018 16:01
Imprimir
Fonte: HCA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Major Alle

O Hospital Central da Aeronáutica (HCA), localizado no Rio de Janeiro (RJ), está concluindo a implantação do Aplicativo de Gestão Hospitalar (AGHUse), um novo sistema de agendamento de consultas. O objetivo é adequar e instituir um sistema de gestão capaz de gerenciar, de maneira mais efetiva e integradora, todas as Organizações de Saúde da Aeronáutica (OSA).

Entre as melhorias possíveis com o AGHUse está a criação de um prontuário eletrônico, com número único para todas as OSA, o qual permitirá o atendimento integrado, além do registro do histórico do paciente que ficará armazenado e disponível para todas as localidades - por mais remota que seja - que já possuam o novo sistema.

"Teremos um banco de dados muito rico e, com isso, poderemos agilizar e melhorar ainda mais o atendimento feito ao nosso paciente, não sendo mais necessário o envio do prontuário físico para o atendimento", destacou o Chefe da Subdivisão de Arquivo Médico e Estatística (SAME), Coronel Dentista Alexandre Herculano Mayer.

A implantação começou em abril deste ano e, com exceção da clínica de odontologia, o atendimento em todos os outros ambulatórios do HCA estão sendo realizados pelo novo prontuário eletrônico. O novo sistema também já está implantado no Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), e no Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG).

"A implantação do sistema, primeiramente foca na qualidade da assistência e na segurança do paciente. O AGHUse padroniza os processos da instituição, traz evidência do registro, respaldo do profissional e qualidade de atendimento", ressaltou a enfermeira do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Betina Franco, que integra a Comissão de Processo de Enfermagem (COPE) e faz parte da equipe de treinamento de profissionais multiplicadores do HCA.

O treinamento contou com o apoio do Diretor do HCA, Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky, que disponibilizou todos os recursos e ferramentas necessárias para a implantação do sistema.

Na Seção de Odontologia, a previsão de início dos atendimentos por meio do novo sistema é dia 01 de outubro. Para mais informações sobre o agendamento acesse o link abaixo:

http://www2.fab.mil.br/hca/index.php/slideshow/298-novo-sistema-de-marcacao-de-consultas