DIA DO SOLDADO

Cerimônia no Quartel-General do Exército marca 215º aniversário de Duque de Caxias

A data de 25 de agosto é comemorada como Dia do Soldado
Publicada em: 24/08/2018 21:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle

Cerimônia aconteceu no Quartel-General do Exército em BrasíliaO Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto em alusão ao aniversário de nascimento de Duque de Caxias, foi celebrado nesta sexta-feira (24/08) em uma cerimônia que ocorreu no Quartel-General do Exército Brasileiro em Brasília (DF). O Comandante da Força Aérea, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, esteve presente, ao lado do Presidente da República, do Ministro da Defesa e dos Comandantes da Marinha e do Exército.

Durante a solenidade, foram prestadas homenagens aos três militares mortos em atuação na intervenção federal no Rio de Janeiro. Também foram condecoradas personalidades militares e civis, além de organizações, com a Medalha do Pacificador e a Medalha Exército Brasileiro. Dentre os mais de 350 agraciados, estavam oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB).

Escola de Especialistas de Aeronáutica foi condecoradaA Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) foi uma das quatro Organizações Militares que recebeu a distinção e, na cerimônia, esteve representada pelo seu comandante, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto – que também foi condecorado. Ele disse estar duplamente honrado, já que a Medalha do Pacificador representa a importância do legado de Duque de Caxias. “A EEAR é responsável pela formação de todos os graduados de carreira da FAB, é a força motriz, e esse reconhecimento se deve ao trabalho de cada um do nosso efetivo”, disse o Brigadeiro.

Brigadeiro Nogueira diz que reconhecimento se deve ao trabalho conjuntoOutro oficial-general da FAB que recebeu a Medalha do Pacificador foi o Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto. Segundo ele, a comenda é resultado de muitos anos de trabalho conjunto entre FAB e Exército, principalmente em operações. “Essa medalha representa uma figura histórica que foi importante não só para as Forças Armadas, mas para todo o país, que é Duque de Caxias. Para mim, é uma satisfação comemorar essa data e participar deste momento”, avaliou.

Comandante da Força Aérea participou da solenidadeEm suas palavras, o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, destacou a atuação das Forças Armadas em diversas demandas sociais e o papel dos soldados nesse processo. "Há soldados nas fronteiras, ainda que lhes faltem recursos para uma eficaz e rápida atuação. Há soldados distribuindo água no semiárido nordestino há mais de 15 anos. Há soldados trabalhando na nossa infraestrutura, na distribuição de vacinas e na garantia da votação e apuração", disse o general.



 

imagens/original/37023/180824bat0602-bruno_batista.jpg
imagens/original/37023/180824bat1951-bruno_batista.jpg
imagens/original/37023/180824bat1957-bruno_batista.jpg
imagens/original/37023/180824bat2039-bruno_batista.jpg
imagens/original/37023/180824bat2195-bruno_batista.jpg