DIA DO SOLDADO
Cerimônia no Quartel-General do Exército marca 215º aniversário de Duque de Caxias
O Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto em alusão ao aniversário de nascimento de Duque de Caxias, foi celebrado nesta sexta-feira (24/08) em uma cerimônia que ocorreu no Quartel-General do Exército Brasileiro em Brasília (DF). O Comandante da Força Aérea, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, esteve presente, ao lado do Presidente da República, do Ministro da Defesa e dos Comandantes da Marinha e do Exército.
Durante a solenidade, foram prestadas homenagens aos três militares mortos em atuação na intervenção federal no Rio de Janeiro. Também foram condecoradas personalidades militares e civis, além de organizações, com a Medalha do Pacificador e a Medalha Exército Brasileiro. Dentre os mais de 350 agraciados, estavam oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB).
A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) foi uma das quatro Organizações Militares que recebeu a distinção e, na cerimônia, esteve representada pelo seu comandante, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto – que também foi condecorado. Ele disse estar duplamente honrado, já que a Medalha do Pacificador representa a importância do legado de Duque de Caxias. “A EEAR é responsável pela formação de todos os graduados de carreira da FAB, é a força motriz, e esse reconhecimento se deve ao trabalho de cada um do nosso efetivo”, disse o Brigadeiro.
Outro oficial-general da FAB que recebeu a Medalha do Pacificador foi o Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto. Segundo ele, a comenda é resultado de muitos anos de trabalho conjunto entre FAB e Exército, principalmente em operações. “Essa medalha representa uma figura histórica que foi importante não só para as Forças Armadas, mas para todo o país, que é Duque de Caxias. Para mim, é uma satisfação comemorar essa data e participar deste momento”, avaliou.
Em suas palavras, o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, destacou a atuação das Forças Armadas em diversas demandas sociais e o papel dos soldados nesse processo. "Há soldados nas fronteiras, ainda que lhes faltem recursos para uma eficaz e rápida atuação. Há soldados distribuindo água no semiárido nordestino há mais de 15 anos. Há soldados trabalhando na nossa infraestrutura, na distribuição de vacinas e na garantia da votação e apuração", disse o general.




