15ª LABACE

DECEA participa de evento sobre a aviação geral e o espaço aéreo brasileiro

Evento reuniu as mais importantes empresas internacionais e locais da aviação executiva
Publicada em: 23/08/2018 16:50
Imprimir
Fonte: SRPV-SP, por Ten Simone Dantas
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Tenente Cristiane dos Santos

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) participou da 15ª LABACE, maior evento da América Latina de aviação de negócios, que foi realizado no período de 14 a 16 de agosto, em São Paulo (SP). O evento reuniu as mais importantes empresas internacionais da aviação executiva.

A abertura da LABACE contou com a presença do Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, e do Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas. "Estamos promovendo a discussão com aviação geral, considerando, inclusive, redesenhar a operação por instrumentos em Sorocaba, Jundiaí e Campo de Marte", ressaltou o Tenente-Brigadeiro Domingues.

Durante a palestra sobre o projeto conhecido como TMA São Paulo Neo, o Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, pontuou que o objetivo do estudo é promover uma circulação geral aos moldes da Federal Aviation Administration, órgão americano de gerenciamento do espaço aéreo.

"Temos uma política de melhoria contínua no DECEA e a nova Terminal São Paulo vai proporcionar diminuição da carga de trabalho dos controladores e pilotos, redução do consumo de combustível e de emissão de gás carbônico e o aumento de capacidade do espaço aéreo em 10% nos próximos dez anos", afirmou o Brigadeiro Bertolino.

No terceiro dia do evento, a Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros promoveu a palestra do Chefe do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), Coronel Aviador Anderson da Costa Turola, e do Chefe da Torre do Aeroporto de Congonhas, Tenente Ulysses Aroni Junior, sobre as especificidades da operação de helicópteros na cidade, como é o caso do Helicontrol. Único no mundo, o sistema Helicontrol, desenvolvido pela Força Aérea Brasileira (FAB), é operado na Torre de Congonhas para garantir a convivência segura de aviões e helicópteros na aproximação do aeroporto. "Desde a implantação do sistema em 2003, os registros de arremetida em Congonhas reduziram a cerca de uma a cada bimestre", destacou o Tenente Aroni.

A LABACE contou, também, com um estande do DECEA, em que pilotos e entusiastas da aviação puderam conhecer a console em que o controlador de tráfego aéreo trabalha e tirar dúvidas sobre espaço aéreo, operação na Torre de Controle, no Centro de Controle de Aproximação, bem como sobre o Sistema de Busca e Salvamento da Aeronáutica (SISSAR).

Fotos: Sargento Juliana / SRPV-SP