INSTITUCIONAL

Tenente-Brigadeiro Amaral é o novo Secretário-Geral do Ministério da Defesa

Cerimônia de assunção foi realizada nesta segunda-feira na sede do Ministério da Defesa em Brasília (DF)
Publicada em: 30/07/2018 18:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Cap Oliveira

O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira assumiu, nesta segunda-feira (30), o cargo de Secretário-Geral do Ministério da Defesa (MD). A cerimônia, presidida pelo Ministro da Defesa Joaquim Silva e Luna, foi realizada em Brasília (DF) e contou com a presença dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB), além de oficiais-generais das três Forças Armadas e convidados.

O Ministro da Defesa destacou a satisfação em receber o novo Secretário-Geral. “Sinta-se retornando a uma família a qual já pertenceu. Agradeço por ter aceito esse pesado cargo e saiba que temos uma equipe forte que se dedica em tempo integral”, disse o ministro.

Silva e Luna agradeceu também ao Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, por ter autorizado a ida do oficial-general para o MD. “De certa maneira, ele vai desfalcar a FAB, mas ganhamos todos nós, as três Forças”, ressaltou.

Durante a solenidade, o Tenente-Brigadeiro Amaral foi agraciado com a Ordem do Mérito da Defesa no grau Grã Cruz, que distingue os mais altos cargos do ministério.

“Minha expectativa é somar e contribuir. É uma grande responsabilidade e certamente um grande desafio, mas estou confiante na equipe que já vem realizando um excelente trabalho”, declarou o novo Secretário-Geral do Ministério da Defesa.

Secretaria-Geral do Ministério da Defesa – Instituída em abril de 2013, a Secretaria-Geral é um órgão central de direção do Ministério da Defesa. Criada para dar organicidade à vertente civil da Defesa, tem a responsabilidade de coordenar e planejar as atividades das demais secretarias da pasta, assessorando o Ministro nos assuntos de competência dessas unidades.

Sua atuação abrange desde a definição de diretrizes e ações estratégicas até a supervisão dos órgãos a ela subordinados. Também é seu papel promover uma ação articulada com a vertente militar do Ministério da Defesa, sob a responsabilidade do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA).

Estão subordinadas à Secretaria-Geral a Secretaria de Orçamento e Organização Institucional (SEORI), a Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) e a Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD).

O órgão também coordena as atividades do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) e do Departamento do Programa Calha Norte.

Fotos: Sgt Bianca Viol/CECOMSAER

Confira o depoimento do Tenente-Brigadeiro Amaral:

imagens/original/36868/180730bia0017-bianca_viol.jpg