MEIO AMBIENTE

Base Aérea de Florianópolis comemora Dia de Proteção às Florestas

Crianças do PROFESP realizaram plantio de mudas de árvores nativas em áreas de preservação
Publicada em: 26/07/2018 17:00
Imprimir
Fonte: BAFL, por Sargento Rosana
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Major Alle

Militares realizam ação de limpeza na orla da BAFLA Base Aérea de Florianópolis (BAFL) promoveu, nos dias 17 e 18 de julho, um ciclo de palestras em comemoração ao Dia de Proteção às Florestas. A ação, feita em parceria com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), contou com a presença de militares, dependentes e estudantes das escolas próximas à BAFL.

Na abertura dos eventos, o Subcomandante da BAFL, Major Aviador Miguel Ângelo Cortes Sálvio Junior, falou da responsabilidade que a Força Aérea Brasileira (FAB) tem em relação às ações de sustentabilidade e de preservação do meio ambiente, o que está se concretizando em manuais e instruções. "Podemos destacar o Programa de Eficiência Energética que várias instituições adotaram e a FAB não ficou de fora. Esse programa engloba várias ações, com objetivo de economicidade e sustentabilidade", disse. Atualmente a BAFL está colocando em prática o projeto Base Aérea Sustentável, que prioriza a realização de projetos como tratamento de esgoto e captação de energia solar.

Palestras trataram de ações sustentáveis e consequências para saúdeNo primeiro dia de atividades, na parte da manhã, foram realizadas as palestras “Circulação do vírus da febre amarela entre as populações de primatas em Santa Catarina” e “A importância das unidades de conservação em Florianópolis”. No período da tarde, os militares realizaram a limpeza da orla marítima da BAFL.

Já no dia 18, ocorreu a palestra “A importância dos Manguezais”, ministrada pelo ICMBio. As crianças do Programa Forças no Esporte (PROFESP) realizaram o plantio de mudas de árvores nativas e caminharam por áreas de preservação permanente, onde, sob a orientação de militares da BAFL, puderam conhecer inúmeras espécies de animais e plantas.

Proteção do verde

Estudantes foram instruídos por militares da BAFLNo dia 17 de julho é comemorado o Dia de Proteção às Florestas, uma data para lembrar a sociedade de que preservar o verde não é apenas uma opção, mas uma necessidade. Originalmente, nesta data era comemorado o Dia do Curupira, um personagem do folclore brasileiro que vigiava florestas.

Fotos: Capitão Lima e Sargento Rosana/BAFL