FORMAÇÃO

CIAAR forma 102 novos oficiais de seis quadros

Os militares foram designados para servir em localidades por todo o país
Publicada em: 18/05/2018 15:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cristiane dos Santos
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Cap Oliveira

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) formou 102 novos oficiais nesta sexta-feira (18), em Belo Horizonte (MG). A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e contou com a presença de oficiais-generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da FAB, entre outras autoridades militares e civis.

Os militares receberam a espada, símbolo do oficialato nas Forças Armadas, e prestaram o compromisso perante a Bandeira Nacional, num ato que simboliza o juramento de bem cumprir os deveres inerentes à carreira de Oficial. Eles foram nomeados aos postos de primeiro e segundo-tenentes dos Cursos de Adaptação de Médicos (CAMAR), Dentistas (CADAR) e Farmacêuticos (CAFAR); dos Estágios de Adaptação de Oficiais Engenheiros (EAOEAR) e de Apoio (EAOAP); além do Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães (EIAC) da Aeronáutica.

"De agora em diante, a FAB deposita a esperança de que os senhores ponham em prática tudo aquilo que lhes foi ensinado e assumam a responsabilidade de conduzirem suas ações sempre no sentido de melhor servir à nação", ressaltou o Comandante da Força Aérea.

A Primeiro-Tenente Rafaela Silva Rezende e Lima, do Quadro de Oficiais Dentistas, primeira colocada da Turma Carcará, recebeu o prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa. O Diretor de Ensino, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, realizou a entrega da homenagem. Em seguida, o Comandante-Geral de Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, realizou a entrega do Prêmio Força Aérea Brasileira. A primeira colocada recebeu, ainda, das mãos do Comandante da FAB, a espada e a medalha Eduardo Gomes por aplicação aos estudos.

“Ingressar nas fileiras da FAB era um sonho desde a faculdade. Em 2010, tive a oportunidade de me tornar militar temporária. A partir disso, foram várias provas e anos de dedicação e estudos até ingressar no CIAAR. Confesso que ser a primeira colocada do curso nunca foi meu objetivo, mas uma consequência do meu esforço e dedicação. Um grande presente, do qual me orgulho muito”, disse a Tenente Rafaela.

O Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, falou sobre a formatura dos novos oficiais. “A FAB tem a grata satisfação de formar estes novos oficiais, que se dedicaram durante 17 semanas no CIAAR, em busca da adaptação à vida militar. Entregamos homens e mulheres à FAB e a todo o país, preparados para o exercício de suas funções e incutidos dos valores de nossa instituição”, afirmou.

Ao final da cerimônia, madrinhas e padrinhos dos novos oficiais procederam a entrega da espada aos demais militares, que depois realizaram o desfile ao som da "marcha da despedida".

Formação

Durante o curso, os oficiais receberam instruções de armamento, munição e tiro, atividades de campanha, conceitos de chefia e liderança, comunicação oral, elaboração de documentos oficiais e treinamento físico.

imagens/original/36460/.jpg
imagens/original/36460/180518bat0290-bruno_batista.jpg
imagens/original/36460/180518bat0343-bruno_batista.jpg
imagens/original/36460/180518bat1699-bruno_batista.jpg