DIA DAS MÃES

Unidades da FAB realizam homenagens para as mães

Veja como foi a celebração em Brasília, Boa Vista e São Paulo
Publicada em: 11/05/2018 18:00
Imprimir
Fonte: COMGEP, Ala 7, HFASP
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Cap Oliveira

Autoestima foi o tema da palestra em homenagem às mães que trabalham no prédio do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF). Cerca de 100 militares e civis, a convite do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, reuniram-se, na quinta-feira (10/05), para uma manhã de homenagens e descontração.

A palestra foi proferida pela Primeiro-Tenente Psicóloga Raiane Andreza Ferreira, do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER). Em sua abordagem, ela falou sobre a formação da autoestima e como  tornar mães e filhos mais seguros e confiantes. “Esse momento é importante para que se possa colocar em cheque os padrões socialmente impostos a todas nós e que são em sua quase totalidade irreais e inalcançáveis”, explicou.

Ainda de acordo com ela, o questionamento da origem, da razão e ainda da adequação aos padrões impostos torna possível rompê-los e assim possibilitar uma melhor aceitação das potencialidades e deficiências. “A partir da aceitação e valorização de si mesmas, na realidade, sem idealizações e comparações, pode ser desenvolvida uma autoestima positiva e, consequentemente, melhor qualidade de vida”, enfatizou.

A Suboficial Diana Ribeiro Palheta Frederico, do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), vê o tema abordado como uma forma de conscientização. “A palestra serviu para nós, mulheres, nos darmos conta de que podemos nos permitir mais e que estar cansada ou impaciente faz parte do universo feminino. Essa responsabilidade nos foi imposta. Não devemos nos punir, somos falhas e cheias de imperfeições porque somos humanas”, declarou.

A programação especial para as mães contou, ainda, com dinâmica de grupo, depoimentos e sorteio de brindes.

“Estou em um momento muito especial, acabei de retornar da licença maternidade, e tudo que foi abordado na palestra estou vivendo diariamente como mãe. Foi muito importante saber que outras mulheres também compartilham do mesmo sentimento que estou vivendo. Saí da palestra emocionada e renovada para continuar com a minha jornada de mãe e militar”, disse a Capitão Danielle Siqueira Kreutz, da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

Homenagem em Boa Vista

As mais de 30 mães que trabalham na Guarnição de Aeronáutica de Boa Vista receberam uma homenagem promovida pela Ala 7. Elas participaram de um café da manhã especial preparado pelo Grupamento de Apoio de Boa Vista (GAP-BV), além de compartilharem entre si experiências e expectativas como mães.

Durante o cerimonial, as militares puderam assistir a um vídeo cujo título era "De Mãe Para Mãe". Nele, três mães das militares presentes no evento foram escolhidas para descreverem o orgulho de verem suas filhas seguindo a carreira militar, construindo suas famílias, além de darem dicas de maternidade e expressarem o que significa ser mãe.

"Senti um orgulho muito grande ao ver a minha pequena se transformando em mulher e alcançando seu sonho de se tornar militar. Agora, admiro ainda mais ao ver essa mulher se transformando em mãe e cuidando tão bem da sua família", revelou Dilma Gomes Pereira, mãe da Sargento Eliene Gomes Pereira Poyer, do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Boa Vista (DTCEA-BV).

Mãe do pequeno César Augusto, de 2 anos, a Sargento Eliene comentou que a partir do momento que nasce um filho tudo muda na vida de uma mulher. "Com a maternidade conheci um amor muito maior do que tudo aquilo que já senti antes e adquiri uma responsabilidade muito grande porque passei a ter alguém que dependia de mim para tudo", avaliou.

Bazar no HFASP

O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) foi sede da quarta edição do Bazar Beneficente promovido pelo SomaElas, grupo formado pelas esposas dos membros da SOMAERO (Sociedade dos Melhores Amigos da Aeronáutica), sociedade civil que busca, por meio de parcerias, a divulgação e ampliação da Força Aérea Brasileira (FAB) em São Paulo.

O bazar, que ocorreu no dia 3 de maio, já está em sua quarta edição e conta com o apoio do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP). O valor arrecadado será utilizado para a aquisição de enxovais, acessórios infantis e leite para famílias que precisam de apoio, além de contribuir com instituições onde o HFASP desenvolve suas ações sociais. O grupo recebe doações de produtos durante todo o ano. Para mais informações, acesse: www.somaero.com.br.