FUMAÇA

Esquadrilha da Fumaça e Luigi Cani são destaques em documentário na TV

Parceria entre Esquadrão de Demonstração Aérea e paraquedista será apresentado no Canal OFF da Globosat
Publicada em: 21/03/2018 17:25
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Willian Cavalcanti
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria - Revisão: TCel Pedra

O histórico voo entre o paraquedista Luigi Cani e as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça sobre a pista da Academia da Força Aérea (AFA) se tornou um documentário. O programa será exibido na próxima sexta-feira (23/3), às 20h30, no canal OFF da Globosat.

O documentário mostra todo o desenvolvimento do projeto, que no início foi feito com apenas uma aeronave voando ao lado do Luigi Cani, em um salto de wingsuit a cerca de 200 km/h. “Evoluímos progressivamente para quatro aviões e conseguimos concluir nosso objetivo. O voo foi feito comigo no centro e dois Super Tucanos de cada lado”, explica Cani.

As gravações foram realizadas em agosto do ano passado na AFA, em Pirassununga (SP). “Esse foi um grande sonho realizado. Espero que o projeto cumpra nossa missão de inspirar as pessoas, passando uma mensagem positiva, relacionada ao que amamos fazer: o voo”, diz Luigi Cani.

Como parte da filmagem, além do voo wingsuit, Cani voou em uma aeronave da Esquadrilha da Fumaça. “Voar dentro da Fumaça foi uma das coisas mais incríveis que eu já fiz na vida. Muito inspirador e, ao mesmo tempo, intimidante”, relata o atleta.

O então Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas, ressalta a importância do projeto. “Foi um grande desafio concretizar essa ideia e bastante gratificante para todos nós que fizemos parte deste momento histórico”, diz.

Uma reportagem sobre o projeto foi divulgada no fim do ano passado, no Programa Esporte Espetacular da Rede Globo.

O documentário será reprisado no canal OFF no sábado (24/3) às 00h30; no domingo (25/3) às 11h; na segunda-feira (26/3) às 9h; na terça-feira (27/3) às 7h; e na quarta-feira (28/3) às 15h.