CIDADANIA

Reunião Gerencial promove compartilhamento de experiências sobre Forças no Esporte

Cerca de 200 comandantes de diversas Unidades do País participaram do evento
Publicada em: 21/03/2018 11:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria - Revisão: Maj Alle

Comandantes de Organizações Militares das três Forças Armadas participaram da Reunião Gerencial do Programa Segundo Tempo - Forças no Esporte (PROFESP) e compartilharam experiências, nesta terça-feira (20), em Brasília (DF). Cerca de 200 militares de Unidades de todo o país estiveram no evento.

O Coronel Aviador Décio Dias Gomes falou sobre o programa na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). A Unidade realiza diversas atividades com 200 crianças, entre elas a capacitação e a reciclagem de monitores, reunião com pais e alunos e ações de cidadania. Ele ressaltou as parcerias realizadas com as Secretarias municipais de Educação e do Esporte, com o SESI e com faculdades.

"A gente consegue transporte, professores, monitores, material esportivo. Gostaria de incitar a todos os comandantes que dêem ênfase no estabelecimento de parcerias. Com certeza, todos conseguem porque o programa é muito bom", ressalta.

Na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), o PROFESP foi iniciado em 2014 com 100 alunos. Atualmente, são atendidos 500 alunos de 13 escolas municipais que participam de diversas modalidades esportivas, além de atividades culturais e de saúde, entre outras. A Unidade tem convênio com a Prefeitura Municipal que colabora com professores de educação física e com o transporte das crianças.

"Qualquer Unidade, mesmo pequena, tem muito a oferecer para essas crianças. O mínimo que a gente faz já é muito para elas", garante o Chefe da Divisão Administrativa da EEAR, Coronel Aviador Fábio Santos de Vasconcelos.

Depois das apresentações, os comandantes visitaram a Associação de Esporte e Lazer dos Subtenentes e Sargentos do Exército (ASSEB). No local, são atendidas 800 crianças, de segunda a quinta-feira, que realizam atividades esportivas, culturais e de cidadania, além de receberem refeições. Roberta Cristina, de 11 anos, é aluna do quinto ano da Escola "Classe 01" de Itapoã e participa do programa às segundas e terças-feiras. "Eu gosto muito porque pratico basquete, vôlei, judô e aprendo muita coisa, como tratar bem as pessoas", afirma.

Reunião Gerencial

A Reunião Gerencial foi iniciada nessa segunda-feira (19), promovida pela Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa, por intermédio do Departamento de Desporto Militar (DDM).

"Esse evento mostrou que todos os comandantes têm que firmar convênio com instituições públicas e privadas para que o programa se fortaleça. Além disso, as boas práticas apresentadas podem ser adaptadas para outras Unidades", aponta o Diretor do DDM, Vice-Almirante Paulo Martino Zuccaro.

Durante a reunião, também, foram discutidos diversos problemas enfrentados pelo PROFESP, como a carência de professores para realizar atividades esportivas e de reforço e a dificuldade de aplicar o repasse do Ministério do Desenvolvimento Social a título de alimentação.

"Vimos, pelo nível das discussões, que temos soluções para os nossos problemas. Tenho certeza que vamos resolver essas situações e aumentar ainda mais a quantidade de alunos atendidos. Nós salvamos muitas crianças e isso é o mais importante", destaca o Secretário da SEPESD, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira.

O PROFESP é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social. O objetivo é democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, além da descoberta de novos talentos esportivos.

 

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER