CIDADANIA

Parcerias e dificuldades são temas de reunião do Programa Forças no Esporte

Este ano a FAB aumentou o número de Organizações Militares participantes e de crianças atendidas
Publicada em: 19/03/2018 16:45
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria - Revisão: Maj Alle

A Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa, por intermédio do Departamento de Desporto Militar (DDM), promove nesta segunda e terça-feira (19 e 20), em Brasília (DF), a Reunião Gerencial do Programa Segundo Tempo - Forças no Esporte (PROFESP). O objetivo é atualizar os Comandantes das Organizações Militares participantes do programa em relação às ações administrativo-financeiras realizadas em 2017 e que estão sendo planejadas para o atual e os próximos exercícios.

"Essa reunião tem um caráter fundamental para que a gente possa fazer um intercâmbio com boas práticas, boas ideias e motivar cada da vez mais os nossos comandantes a se envolverem no programa", ressaltou o Diretor do DDM, Vice-Almirante Paulo Martino Zuccaro.

Durante o evento foi discutida a ampliação da aquisição dos produtos do Programa da Agricultura Familiar e, também, a contratação de professores que possam trabalhar diretamente com as crianças.

"Nós temos carências de professores de educação física, de matemática e de português. Também temos dificuldades em como empregar o repasse do Ministério do Desenvolvimento Social a título de alimentação e estamos buscando opções para operacionalizar melhor esses recursos", explicou o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira.

Além disso, foram relatadas diversas parcerias desenvolvidas para o funcionamento do PROFESP, como as realizadas com o Sistema Nacional da Juventude, o Ministério do Esporte e a Receita Federal. De acordo com o Superintendente da 1ª Região Fiscal da Receita Federal, José Oleskovicz, a parceria do órgão se dá com a destinação de mercadorias apreendidas. "Nós contribuímos com roupas e brinquedos para as crianças e, dependendo do tipo de apreensão, até com mercadorias para os familiares dos alunos e para as Organizações Militares", destacou.

PROFESP na FAB

O PROFESP é uma ação voluntária dos Comandantes das Organizações Militares para a inclusão de crianças carentes, que tem por objetivo dar oportunidade de acesso ao esporte e ao lazer, além de propiciar atividades culturais e educacionais, promovendo os valores da ética, da disciplina e da cidadania.

Este ano, a Força Aérea Brasileira (FAB) aumentou de 25 para 32 o número de Organizações Militares envolvidas e de 5400 para 6200 crianças e adolescentes atendidos no programa.

"As atividades estão ocorrendo em todo o País. Nós estamos com diversas Unidades que estão participando do PROFESP pela primeira vez este ano, como o Campo de Provas Brigadeiro Velloso, na Serra do Cachimbo, Sul do Pará. Também estamos retornando as atividades em Belém e ampliando em outras Organizações, a exemplo da Base Aérea de São Paulo", explicou o responsável pelo PROFESP na FAB, Coronel Lidércio Januzzi.

A Ala 11, localizada no Rio de Janeiro, por exemplo, reiniciou as atividades no início deste mês com o dobro de crianças atendidas em relação ao ano passado. Veja aqui.

Fotos: Sargento Bianca Viol/CECOMSAER