INSTITUCIONAL

EMAER recebe autoridades da República Tcheca para tratar de Defesa Aérea

Audiência tratou do acordo entre os Governos em matéria de Defesa
Publicada em: 20/03/2018 17:10
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cristiane dos Santos
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Emília - Revisão: Tenente-Coronel Pedra

Audiência tratou sobre acordo bilateral entre países

O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, representando o Comandante da Aeronáutica, recebeu, nesta segunda-feira (19), em Brasília (DF), o Chefe do Estado-Maior Conjunto da República Tcheca, General de Exército Josef Becvar, e do Vice-Comandante da Força Aérea do país, General de Brigada Petr Hronek.

Esta é a primeira visita do General de Exército após a publicação do Decreto 9.095/2017, que promulga o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Tcheca sobre cooperação na área de Defesa. De acordo com o visitante, o encontro ratifica a cooperação entre os dois países. “Este é o primeiro passo para o início das trocas de experiências e conhecimentos na área de Defesa e cooperação entre o Brasil e a República Tcheca”, afirma.

O Chefe do EMAER ressalta características levadas em consideração para assinatura do Acordo. “É muito importante o aspecto operacional, haja vista a República Tcheca operar uma aeronave que o Brasil também vai voar a partir de 2022, que é o Gripen. Além disso, eles fazem parte do conjunto europeu, diferentemente do Brasil, que está inserido no contexto da América do Sul. Este intercâmbio promoverá experiências vantajosas para ambos os lados”, acredita.

Outro benefício do acordo bilateral é o fato da República Tcheca possuir um Centro Tático de Simulação e Treinamento, onde militares brasileiros poderão treinar técnicas complexas de serem realizadas em um voo real.

Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica com autoridades estrangeirasAinda, como consequência deste incremento na cooperação bilateral, um oficial da FAB deverá ocupar o cargo de Adido de Defesa e de Aeronáutica na República Tcheca em um futuro próximo.

Cooperação - O Brasil desenvolve parcerias estratégicas com nações de todos os continentes, em diferentes áreas de atuação da Defesa. As atividades abrangem desde o intercâmbio em escolas militares até discussões sobre segurança internacional, permeando um amplo leque de temas de interesse.

Fotos: Sargento Bruno Batista