EVENTO

Ala 12 realiza passagem de Comando e recebe primeiras aeronaves do Esquadrão Orungan

Transferência da sede do Esquadrão para Santa Cruz (RJ) faz parte do plano de Reestruturação da FAB
Publicada em: 05/02/2018 15:45
Imprimir
Fonte: Ala 12, por Sargento Camila Macedo
Edição: Tenente Aline Fuzisaki - Revisão: Major Peçanha

Uma cerimônia militar marcou a passagem de Comando da Ala 12, localizada em Santa Cruz (RJ). O Coronel Aviador Alessandro Cramer assumiu o cargo, substituindo o Coronel Aviador Carlos Roberto Ronconi Junior.

A solenidade, realizada no dia 31/01, foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e contou com a presença do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral, do Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, e demais autoridades militares.

Em seu discurso, o Coronel Ronconi relembrou sua carreira. “Há exatos 32 anos, eu me apresentava na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, ingressando na vida militar com o sonho que todos têm ou já tiveram: voar. Hoje, deixo o serviço ativo e o Comando da Organização Militar que escolhi para ser minha. Pela terceira e última vez, após treze anos acumulados, despeço-me do solo sagrado de Santa Cruz”, finalizou, agradecendo também a todos que se fizeram presentes no decorrer de sua trajetória.

A Ala 12 tem como missão realizar o preparo dos Esquadrões Aéreos de acordo com as Diretrizes do Comando de Preparo (COMPREP), oferecer meios aéreos para o emprego conforme demanda do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), prover o adequado suporte logístico, bem como garantir a segurança e defesa de suas instalações.

Esquadrão Orungan chega à Ala 12

Parte da tripulação do 1º/7º Grupo de Aviação (1º/7º GAV) desembarcou, no dia 29/01, na Ala 12. O Esquadrão Orungan, que operava em Salvador (BA), terá sua sede na Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz, visando cumprir o Plano de Reestruturação da Força Aérea Brasileira (FAB).

O então Comandante da Ala 12, Coronel Aviador Carlos Roberto Ronconi Junior, recebeu os militares do Esquadrão que chegaram a bordo de duas aeronaves P-3AM. Após a apresentação da tropa, realizada pelo Comandante do 1º/7º GAV, Tenente-Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, foi oficializada a transferência das primeiras aeronaves e de parte do efetivo do 1º/7º GAV à nova organização militar.

Operando há mais de 50 anos, o Esquadrão Orungan atua no cumprimento de missões como Patrulha Marítima, Antissubmarino, Busca e Resgate e Reconhecimento Aéreo, entre outras que integram as tarefas de Interdição e de Sustentação ao Combate na Doutrina da FAB. Tais atividades consolidam uma atuação de extrema relevância da Aviação de Patrulha em águas brasileiras e internacionais dentro da Dimensão 22.

Fotos: Sargento Neubar