MÊS DA ASA

Bandas de Música da FAB realizam concertos pelo País

Confira como foi a apresentação em algumas cidades
Publicada em: 17/10/2017 11:50
Imprimir
Fonte: Ala 8, BAFL, HAAF, CIAAR, EEAR e Ala 13
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

Uma das cidades que recebeu concerto foi FlorianópolisAs bandas de música da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram concertos musicais em diversos municípios do País. Seja em teatro ou em estação de metrô, as ações, que emocionaram o público, fazem parte das comemorações alusivas ao Mês da Asa. Veja como foram algumas delas:

Manaus (AM)

“É uma realização de sonho porque faz muito tempo que eu não venho aqui e também sempre quis conhecer melhor o teatro”. Essas foram as palavras da aluna do 5° ano da Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, Anny Marry Souza Nascimento. O colégio integrou o concerto sinfônico da Banda de Música da Ala 8, realizado na noite do dia 10 de outubro, com apresentação de flautas, no Teatro Amazonas. O evento fez parte das comemorações relativas ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira.

Ala 8 realizou Concerto Sinfônico no Teatro AmazonasA apresentação também foi enriquecida com a participação de alunos da Faculdade de Música da Universidade do Estado do Amazonas, que dividiram o palco com os militares da Banda Sinfônica da Ala 8. O concerto buscou valorizar artistas regionais, do Amazonas e de Roraima, que apresentaram números de canto e de dança, valorizando a Região Norte do País. Quem foi ao evento também pôde apreciar o som das flautas dos alunos da Escola Brigadeiro Camarão, conveniada à FAB por meio da Ala 8, que rememoraram sucessos como Asa Branca e Anunciação.

De acordo com o Suboficial Marco Antonio Almeida da Silva, coordenador do projeto na referida Escola, o envolvimento de estudantes com a música traz impactos positivos. “Ela traz um melhoramento em todos os sentidos, desde a parte cognitiva, perceptiva e reflexiva, para ajudar no crescimento deles, como também, em termos de cultura e de educação”, explicou.

Florianópolis (SC)

O concerto apresentou músicas de autores locais, nacionais e internacionaisCom um público de aproximadamente 700 pessoas reunidas no Teatro Pedro Ivo, o concerto da Banda de Música da Base Aérea de Florianópolis foi realizado no último dia 10.

O concerto apresentou músicas de autores locais, nacionais e internacionais, entre eles, Titãs, Queen, David Bowie, Freddie Mercury e Paul McCartney. Também contou com a participação de músicos e artistas convidados.

Organizado pela Associação dos Oficiais da BAFL, o concerto é um evento que periodicamente traz música aos militares da Guarnição de Aeronáutica de Florianópolis e seus convidados.

Rio de Janeiro (RJ)

O Encontro foi realizado no HAAFPara celebrar o Dia Nacional do Idoso, comemorado nacionalmente no dia 1º de Outubro, o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) promoveu, no dia 27 de setembro, um Encontro de Corais da Terceira Idade da FAB. Participaram do evento quatro corais de Unidades Militares do Rio de Janeiro: o Coral Vozes sem Idade do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), o Coral da Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG), o Coral Amigos para Sempre do Núcleo de Geriatria e Gerontologia da Ala 12 e o Coral Carinhoso do HAAF.

Ao final do evento, os quatro corais retornaram ao palco para entoar a Canção da Saúde, letra e música do Capitão Médico Cesar Augusto da Silva Nascimento. Todos juntos uniram forças para promover saúde e qualidade de vida aos militares e dependentes da terceira idade da FAB.

“Ficamos muito felizes em participar desse tipo de evento, que poderia se repetir mais de uma vez por ano”, comentou a coordenadora do Coral Vozes sem Idade, Tenente-Coronel da Reserva Ana Hyalcy Sales Ferreira Gravino.

O concerto celebrou os heróis das telas e de fora delasBelo Horizonte (MG)

O 3º Concerto da Força Aérea, com a apresentação da Banda Sinfônica “Asas de Minas”, do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), com o tema “Heróis do Cinema”, em comemoração ao Dia da Força Aérea Brasileira e ao Dia do Aviador, ocorreu no Teatro Bradesco, na capital mineira, para um público de mais de 600 pessoas.

O público lotou o teatro para apreciar o repertório, que incluiu temas de filmes e séries de personagens da Marvel e DC, como Capitão América, Superman, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Mulher-Maravilha, Os Vingadores, Liga da Justiça e Batman. No primeiro ato, o evento contou com a presença de atores caracterizados como os heróis desfilando pelo palco e em meio ao público, enquanto a Banda executava os respectivos temas.

“Tenho que tirar o chapéu para os músicos da Força Aérea Brasileira! Eu, como grande fã de cinema e das trilhas sonoras, conhecia cada música. Senti na pele o ritmo e a emoção do heroísmo que a melodia transmitia, principalmente pela fidelidade ao arranjo original. Toda a equipe da banda, dos dançarinos e dos animadores, está de parabéns!”, elogiou o publicitário Flávio Christo Guzella.

Neste ano, o evento serviu também para arrecadar mais de 600 kg de alimentos não perecíveis para cerca de 200 crianças da Organização Não Governamental denominada Associação Querubins, de Belo Horizonte, que visa à educação com enfoque nas artes e na formação humana.

Comunidade tem Concerto é um projeto da EEAR Guaratinguetá (SP)

O Projeto Comunidade tem Concerto é da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) em parceria com a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Guaratinguetá, por meio da Secretaria da Educação. O objetivo foi proporcionar às crianças da rede municipal de ensino, matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental, acesso à arte da linguagem musical, por meio de um concerto sinfônico lúdico e pedagógico, em que as crianças puderam conhecer todos os instrumentos musicais que formam uma Banda Sinfônica.

Na oportunidade foram trabalhados ainda valores como disciplina, respeito, responsabilidade, trabalho em equipe e coragem. O projeto, que foi desenvolvido na EEAR entre os dias 03 e 04 de outubro, contemplou 22 escolas da rede municipal de ensino, com a participação de mais de 1500 crianças.

A apresentação empolgou o público que transitava pela estaçãoSão Paulo (SP)

A Banda de Música da Ala 13 se apresentou no Metrô República de São Paulo, no dia 03 de outubro. O repertório foi composto por músicas populares brasileiras, enaltecendo a cultura do nosso País, além de músicas internacionais, entre as quais destacaram-se os temas dos filmes Star Wars e Rocky e um dos sucessos da Banda Coldplay.

A apresentação empolgou o público que transitava pela estação do metrô. “Essa é uma maravilhosa iniciativa em homenagem ao Dia do Aviador e deveria acontecer com mais frequência, pois a música faz parte de nossa cultura, e a vida fica mais leve, ainda mais depois de um dia cansativo de trabalho. A Força Aérea Brasileira está de parabéns!", destacou a enfermeira Jussara, que acompanhou o evento desde o início.