EVENTO

Esquadrilha da Fumaça representa FAB na F-Air Colômbia

Primeira demonstração da Esquadrilha em altitude elevada foi realizada na feira
Publicada em: 14/07/2017 17:32
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, Tenente Emília Maria

A Força Aérea Brasileira (FAB) participa, até o dia 16 de julho, da F-Air Colômbia 2017, representada pela Esquadrilha da Fumaça, que faz três demonstrações no local do evento, o Aeroporto José María Córdoba, localizado na cidade de Rionegro. A expectativa é que 55 mil visitantes passem pelos estandes e assistam às apresentações aéreas.

Nossa participação na feira é uma integração de Forças Armadas no âmbito da América do Sul. Há interesse de parceria entre Brasil e Colômbia”, explicou o Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro Leonidas Araújo de Medeiros Júnior, que representa o Comando da Aeronáutica no evento.

A F-Air é a maior feira aeronáutica da Colômbia e reúne mais de 200 expositores, que apresentam as novidades nas áreas de tecnologia aeroespacial – satélites, drones, radares – apoio logístico, medicina aeroespacial, entre outras.

Organizada pela Força Aérea e Aviação Civil Colombianas, a feira terá também apresentações dos esquadrões acrobáticos da Força Aérea dos Estados Unidos e da própria Colômbia.

Nesta quinta-feira (13), após a abertura da feira, a Esquadrilha da Fumaça realizou a primeira demonstração a uma altitude elevada. A 2200 metros do nível do mar, os pilotos realizaram suas manobras nas aeronaves A-29.

“Com o ar mais rarefeito o rendimento das aeronaves diminui e a temperatura alta também dificulta, mas conseguimos fazer todas as manobras, comprovando que o A-29 tem essa capacidade de operar em diferentes altitudes”, avaliou o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas. Ainda no Brasil, os pilotos realizaram diversos treinamentos simulando a altitude diferenciada.

Assista à entrevista com o Major-Brigadeiro Leonidas:

Fotos: Agência Força Aérea, por Sargento Bruno Batista.