PESQUISA

FAB cria Rede de Bibliotecas Integradas da Aeronáutica

A REDE BIA interliga 27 Bibliotecas do Comando da Aeronáutica, disponibilizando o material bibliográfico para pesquisas
Publicada em: 06/08/2017 09:00
Imprimir
Fonte: CENDOC
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

A Força Aérea Brasileira (FAB) está disponibilizando o acervo das bibliotecas da Aeronáutica em um portal com busca simultânea, que pode ser acessado por meio da intraer ou da internet, inclusive pelo celular. As Bibliotecas Integradas da Aeronáutica (REDE BIA) possuem diversos materiais, como periódicos, livros, teses, dissertações e artigos produzidos pelas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER).

A REDE BIA tem por objetivo a integração das Bibliotecas do COMAER, possibilitando o compartilhamento de informações que propiciarão o crescimento intelectual dos usuários com a criação de uma Biblioteca Digital. No momento, são 27 bibliotecas interligadas, permitindo assim a sinergia nas atividades de Biblioteconomia.

“Uma pessoa que precisa de algum estudo realizado pela FAB, seja dissertações de mestrado, teses ou livros pode acessar em qualquer canto do país, via pdf, tendo em vista que esses materiais se encontram disponíveis no sistema e, caso só exista em meio físico, poderão ser enviados para o solicitante”, explica a Tenente Bibliotecária Cíntia Lima.

A REDE BIA é dividida em três áreas: a técnica, com o acervo especializado do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); a de ensino, com o acervo acadêmico da Universidade da Força Aérea (UNIFA); e, por fim, a de pesquisa, com o acervo tecnológico do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA).

O acesso pode ser feito por meio do portal intraer (no endereço redebia.intraer ou no cendoc.intraer) e também pela internet (www.redebia.aer.mil.br).

 *Atualizada em: 15/08/2017