AUDITORIA

CENCIAR realiza capacitação em conformidade com práticas profissionais recomendadas

As instruções promovem o valor e o papel do auditor interno e fortalecem o compromisso com a excelência profissional
Publicada em: 18/07/2017 14:47
Imprimir
Fonte: CENCIAR
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

O Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR) promoveu a capacitação de vinte oficiais para atuação em auditorias internas, durante os dias 10 a 14 de julho, em Brasília (DF). A atividade faz parte do programa de qualificação e fortalecimento do auditor interno e tem como objetivo a preparação específica do profissional, abrangendo atividades em governança no setor público, planos baseados em levantamento de riscos, ciclo das auditorias e suas melhores práticas.

O Chefe da Divisão de Metodologia e Normas do CENCIAR, Coronel Intendente da reserva Paulo Norberto Prates de Oliveira, realizou a abertura do evento junto ao instrutor Wagner Martins de Morais, Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União (TCU). O curso é promovido pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), entidade que presta serviços de formação, capacitação e certificação para seus associados e que, atualmente, está entre as cinco maiores em atuação no mundo dentre os afiliados do IIA Global (The Institute of Internal Auditors).

No decorrer de cinco dias, os militares do CENCIAR tiveram instruções em conformidade com a Estrutura Internacional de Práticas Profissionais, base conceitual que organiza as informações oficiais promulgadas pelo IIA Global e fornece aos profissionais de auditoria interna todos os métodos organizados, como as orientações mandatórias e as orientações recomendadas.

O Chefe do CENCIAR, Brigadeiro Intendente Sérgio Almeida de Paula e Silva, ressaltou a importância da capacitação como forma de buscar novos conhecimentos e ferramentas que possam ser aplicadas às auditorias internas e enfatizou a relevância do conteúdo programático para o desenvolvimento do espírito associativo do auditor interno.

“Este curso defende e promove o valor que esses profissionais agregam às Organizações Militares. As instruções trazem novas possibilidades na busca por boas práticas administrativas para a melhora na atuação dos gestores, principalmente em face à reestruturação da Força Aérea Brasileira”, explicou.