ESPORTE

Clube da Aeronáutica de Brasília vai realizar 24h de regata no Lago Paranoá

Inscrições estão abertas para a competição, que vai ocorrer nos dias 22 e 23 de julho
Publicada em: 12/07/2017 12:13
Imprimir
Fonte: Aspirante Cristiane dos Santos

Regata 24h Santos Dumont acontece anualmente no Lago Paranoá/Sgt JohnsonO Clube da Aeronáutica de Brasília promoverá, nos dias 22 e 23/07, a 29ª edição da tradicional Regata 24 horas em comemoração ao aniversário de Santos Dumont. Considerada a maior competição em águas lacustres do País, o evento ocorrerá no Lago Paranoá, em Brasília (DF), um dos principais cartões postais da cidade. Qualquer interessado pode participar, basta fazer a inscrição, clicando aqui. A largada e a chegada dos participantes é aberta ao público.

A largada está prevista para às 12 horas do sábado (22/07) e ocorrerá na Sede Náutica do Clube, com um tiro de canhão. A prova será finalizada no domingo (23/07), também ao meio-dia, totalizando 24 horas de navegação.

Mesmo sem mar, o Distrito Federal é a quarta unidade da federação com a maior frota de veículos náuticos do país. De acordo com o Major Aviador Gregore Denicoló, coordenador do evento há quatro anos, já passaram pela capital federal alguns dos grandes nomes da vela. “Aqui velejaram campeões olímpicos, como os irmãos Torben e Lars Grael”, lembra.

O percurso inclui as margens do Palácio da Alvorada, Iate Clube, Pontão do Lago Sul e clubes da raia sul do Lago Paranoá. "A competição tem mais a característica de um enduro, sendo o vencedor quem percorrer o maior espaço velejado. Outro diferencial é a direção do vento. Não vem da mesma direção, como ocorre no mar, exigindo muito mais técnica”, explica o Major Denicoló.

Inscrições

Qualquer tipo de veleiro com cabine pode participar, pois oferece condições para a tripulação descansar e se alimentar nos períodos de revezamento. As inscrições podem ser feitas até às 11 horas do sábado (22/07). O valor, por pessoa, é de R$ 40. Ao final da Regata, no dia 23 de julho, haverá confraternização entre os velejadores.

O evento tem como objetivo homenagear o Patrono da Aeronáutica, Alberto Santos Dumont, e os profissionais da aviação, bem como promover o esporte náutico no Distrito Federal.

A premiação dos competidores está marcada para o dia 27/07, às 19h30, também no Clube da Aeronáutica de Brasília.