VISITA

FAB promove vista de assessores parlamentares ao CINDACTA I, em Brasília (DF)

A Unidade garante a vigilância e o controle da circulação aérea geral em diversos estados
Publicada em: 06/07/2017 11:15
Imprimir
Fonte: ASPAER
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Nara Lima

A Assessoria Parlamentar e de Relacionamento Institucional do Comandante da Aeronáutica (ASPAER) e Assessores Parlamentares e Consultores de Orçamento da Câmara dos Deputados e do Senado Federal fizeram uma visita ao Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA I), na segunda-feira (03/07), em Brasília (DF). O objetivo foi apresentar tanto a missão e o trabalho quanto a estrutura da Unidade.

Os visitantes assistiram à uma palestra do Comandante do CINDACTA I, Brigadeiro do Ar Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira. “A missão da unidade consiste em garantir a vigilância e o controle da circulação aérea geral, bem como conduzir as aeronaves que têm por missão manter a integridade e a soberania do espaço aéreo brasileiro, na área de sua responsabilidade”, afirmou. Em suas palavras, o Comandante ainda ressaltou sobre a necessidade da preservação dos recursos orçamentários destinados ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Após a palestra, a comitiva conheceu as instalações da Organização Militar e presenciou o trabalho realizado pelos profissionais que servem no Centro de Controle de Área (ACC-BS) e no Centro de Operações Militares (COpM1).  “É um orgulho ser brasileiro quando vemos a qualidade e a competência do trabalho desenvolvido por organizações como esta, que contribuem para o engrandecimento de nossa nação”, destacou o Chefe de Gabinete do Senador Eduardo Braga, Alexandre Horta.

Como parte integrante do SISCEAB, o CINDACTA I executa sua missão no território nacional, dentro de um polígono que abrange os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Sul do Estado de Tocantins e parte Sul de Mato Grosso.