TREINAMENTO

Ala 13 realiza exercício simulado de combate a incêndio no Aeroporto de Guarulhos

A atividade contou com parte do efetivo do Corpo de Bombeiros de São Paulo
Publicada em: 26/06/2017 16:38
Imprimir
Fonte: SCS, por Ala 13
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Aline Fuzisaki

Militares realizam pré-atendimentoA Companhia de Contra Incêndio (Cia-CI) da Ala 13, localizada em Guarulhos (SP), realizou um exercício simulado sexta-feira (23/06) com o objetivo de treinar o combate a incêndios de grandes proporções, como o que ocorreu no Porto de Santos, em 2015.

A simulação ocorreu no Parque de Abastecimento de Aeronaves do Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde ficam armazenados mais de 46 milhões de litros de combustível que abastecem diariamente aeronaves do mundo inteiro.

A operação foi coordenada pelo Sargento Wislling Gusmão Ribeiro, Chefe da Equipe de Bombeiros da Cia-CI, e contou com a participação de todo o efetivo em serviço na Companhia, e também parte do efetivo do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, o que tornou possível o exercício de interoperabilidade entre as equipes.

A principal viatura utilizada no treinamento foi a Rosenbauer PANTHER 10, de fabricação austríaca, com capacidade de transportar cinco bombeiros, 12.500 litros de água, 250 kg de pó químico e 1.500 litros de líquido gerador de espuma. O veículo atinge 100 km/h em 30 segundos, possui um braço mecânico (canhão superior), que se movimenta até 20 metros de altura, lançando 6.000 litros de água por minuto a uma distância de 90 metros. Também possui resfriadores em sua parte inferior, que possibilitam o acesso a áreas incendiadas, uma câmera térmica (infravermelho) para detecção de incêndio dentro de aeronaves e um perfurador capaz de penetrar a fuselagem de uma aeronave e aspergir água em seu interior, de modo a garantir maior sobrevida aos ocupantes. Atualmente, é o carro mais moderno para combate a incêndio disponível no mundo.

Viatura Rosenbauer PANTHER 10 utilizada no treinamento“Este tipo de exercício é de fundamental importância, dadas as recentes ocorrências envolvendo princípios de incêndio decorrentes da queda de balões no sítio aeroportuário de Guarulhos, além de possibilitar a integração entre as equipes do Serviço de Salvamento, Prevenção e Combate a Incêndio do aeródromo”, declarou o Comandante da Cia-CI, Tenente Benedito Vitório Dias Cruz.

Fotos: Soldado Álvaro