SAÚDE

HABE realiza campanha de conscientização e prevenção sobre AVC em Belém

Também, em Belém, Escola da FAB doa alimentos à instituição de caridade
Publicada em: 23/06/2017 13:57
Imprimir
Fonte: HABE / ETRB
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno

O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), juntamente com o Capítulo Pará da Academia Brasileira de Neurologia, realizou um mutirão na Praça Batista Campos, localizada no centro da cidade de Belém (PA), no último sábado (17/06). A ação teve como objetivo a conscientização da população paraense quanto aos sinais e sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame.

Participaram das atividades uma equipe médica do efetivo do HABE e acadêmicos de cursos de graduação em medicina de Belém. Na ocasião, os visitantes esclareceram dúvidas e verificaram glicemia no sangue, pressão arterial, além de receber materiais informativos e assistir a vídeos educativos sobre a doença. Foram realizados cerca de 500 atendimentos em um período de cinco horas. 

De acordo com os organizadores, o reconhecimento imediato dos sintomas - como a perda de força de um lado do corpo, assimetria da face e dor de cabeça - são fundamentais para agilizar o atendimento e, assim, diminuir as chances de sequelas nos pacientes ocasionadas pela doença. “O objetivo do mutirão foi mostrar às pessoas que o AVC, principal causa de incapacidade física no mundo, é uma doença prevenível e tratável. Sabe-se que 90% dos fatores de risco para o derrame são modificáveis, tais como pressão alta, diabetes, tabagismo, obesidade e sedentarismo”, afirma o Tenente Médico Fernando Paschoal, neurologista do HABE.

Doação

Já a Escola Tenente Rêgo Barros (ETRB), também em Belém, doou cerca de 100kg de alimentos não perecíveis à Creche Casa Lar Cordeirinhos de Deus. Os alimentos foram arrecadados durante a festa junina que teve como tema “Forró da Cidadania”.

Durante o evento, a organização realizou o concurso de miss caipira e miss simpatia. O critério de escolha da Miss Caipira foi a maior quantidade de alimentos arrecadados.

A comitiva, composta por representantes da Direção, Divisão Administrativa, Divisão de Ensino, Subdivisão Pedagógica e as Misses vencedoras do concurso, fez a entrega dos alimentos na última terça-feira (20/06).

A Creche Casa Lar Cordeirinhos de Deus está localizada no bairro de São Brás e acolhe 263 crianças, entre 0 e 5 anos, que são oriundas de grupos de risco e também vivem abaixo da linha da pobreza.