RISCO BALOEIRO

Campanha da FAB é divulgada por mídias nacionais

Balões colocam em risco a segurança aérea brasileira
Publicada em: 19/06/2017 10:47
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Cristiane dos Santos

Nesta época, as ocorrências com balões crescem vertiginosamente. Como todos os anos, a Força Aérea Brasileira (FAB) criou uma campanha de alerta sobre os riscos de soltar balões em festas juninas.

O Jornal Nacional, programa jornalístico da TV Globo, veiculou na última sexta-feira, 16 de junho, reportagem sobre os riscos desta brincadeira inconsequente e anunciou a campanha da FAB, inspirada na literatura de cordel.

A reportagem alertou para o aumento em até 75% de balões durante as festas juninas, pior mês do ano para enfrentar o problema. Em 2015, foram registrados 325 balões e já em 2016, 510, um aumento de 57%.

A prática, que coloca em risco a segurança do voo no país, também foi alertada pelo Major Daniel Duarte Moreira Peixoto, porta voz do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). “É uma brincadeira inconsequente e realmente pode resultar numa tragédia. Em um cenário específico, um balão pode derrubar uma aeronave”, disse.

Além do JN, os programas jornalísticos Bom Dia Brasil e Bom dia São Paulo também veicularam a campanha de conscientização sobre os riscos dos balões. Diversos sites, blogs e portais também divulgaram a campanha da FAB, dentre eles o Portal Brasil, o Defesa Net, Revista Vídeos Curiosos e o jornal O Sul, veículo do Rio Grande do Sul.

Assista a reportagem do Jornal Nacional.