INSTITUCIONAL

Parlamentares visitam a Ala 5 em Campo Grande (MS)

Visita institucional foi coordenada pela Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica
Publicada em: 25/05/2017 17:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cynthia Fernandes

A bordo de um C-99, parlamentares, assessores e militares desembarcaram nesta quinta-feira (25/05) na Ala 5, em Campo Grande (MS). A comitiva, que saiu de Brasília, tinha como objetivo conhecer uma das unidades estratégicas da Força Aérea Brasileira (FAB) a convite da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica (ASPAER).

A comitiva foi recepcionada pelo Comandante da Ala 5, Coronel Aviador Daniel Cavalcanti Mendonça, que apresentou unidades aéreas pertencentes à Ala: Esquadrões Onça (1º/15º GAV), Peli
cano (2º/10º GAV) e Flecha (3º/3º GAV) - e o Para-SAR, Unidade de forças especiais. 

Na oportunidade, ele explicou as responsabilidades operacionais e táticas de cada um, assim como o compromisso de cumprir a missão da FAB. "É importante que a nossa sociedade esteja tranquila, uma vez que temos pessoas preparadas para garantir o controle do espaço aéreo brasileiro com vistas à defesa da pátria" afirma.

Os parlamentares puderam visitar os hangares e conhecer de perto as aeronaves da FAB empregadas em missões de transporte, defesa aérea e busca e salvamento. "A Força Aérea protege o cidadão brasileiro; protege o meio ambiente por estar na Amazônia, no Pantanal; ajuda no salvamento em terra auxiliando o Exército, no mar, auxiliando a Marinha. Portanto esse trabalho precisa ser amplamente divulgado e nós, enquanto representantes, precisamos ser essa voz no Congresso Nacional", pontua a senadora Simone Tebet, da bancada sul-matogrossense.

O deputado federal Pastor Eurico comentou a importância de sair do gabinete e conhecer a infraestrutura da FAB. "É uma oportunidade ímpar de participar e ver o que as nossas Forças Armadas têm a oferecer para o nosso País. A Força Aérea presta um relevante serviço e, com certeza, o Brasil está guarnecido por heróis que estão no anonimato, mas que estão 24 horas por dia, 7 dias por semana, sempre alertas", pontua.
 
"Visitas como essa ajudam a nós, parlamentares, na condução das necessidades do País. É importante termos uma visão das Forças Arm
adas e dos recursos que elas precisam para que possamos atuar garantindo seu pleno funcionamento", afirma o deputado federal Celso Russomano.

"A FAB tem promovido viagens institucionais com o objetivo de mostrar o nosso trabalho in loco", esclarece o Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, chefe da ASPAER.