KC-390

DCTA sedia 8º Workshop de Ensaios e Certificação do KC-390

Equipes planejam a Operação Atiaia, em que serão testados sistemas mais complexos da aeronave
Publicada em: 03/04/2017 16:32
Imprimir
Fonte: ACS DCTA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Raquel Sigaud

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) sedia o 8º Workshop de Ensaios, Desenvolvimento e Certificação da aeronave KC-390, entre os dias 3 e 5 de abril, em São José dos Campos (SP). O objetivo é planejar a campanha de ensaios que terá maior grau de complexidade: a dos sistemas de missão.

Esses sistemas consistem em vários recursos que a aeronave terá para uso militar, como os dispositivos de chaff e flare, que "despistam" certos tipos de armamentos usados contra o cargueiro em um cenário de combate. Os ensaios ocorrerão na Operação Atiaia, dividida em duas fases: uma em 2017 e outra em 2018.

A palavra Atiaia é de origem tupi-guarani e significa raio de luz. O nome foi escolhido por remeter à luminosidade dos sensores e designadores laser da aeronave, um dos cincos sistemas que serão testados.

Durante o Workshop, os responsáveis irão detalhar as atividades diárias da Operação e o apoio que a FAB oferecerá à EMBRAER, fabricante do KC-390, conforme o contrato de desenvolvimento do cargueiro, o qual substituirá o KC-130 Hércules.

De acordo com coordenador do evento, o Tenente-Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal, “ao final do workshop, o DCTA fará o plano da Operação Atiaia, com datas, atores envolvidos e o suporte necessário à viabilização dos ensaios”.

O 8º Workshop é coordenado pela Divisão de Projetos do DCTA e conta com representantes da EMBRAER, de outras organizações militares da Aeronáutica, além da Marinha e do Exército.