ESPAÇO AÉREO

Inauguração do APP Salvador facilita planejamento de pousos e decolagens

Tráfego aéreo pode ser observado num raio de 120 km do aeroporto
Publicada em: 29/03/2017 11:05
Imprimir
Fonte: ASCOM DECEA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Sigaud

A Torre de Controle do Aeroporto Internacional de Salvador conta com um moderno sistema de consoles desde terça-feira (28/03). Foi inaugurado o Controle de Aproximação de Salvador (APP-SV), que possibilita a observação dos tráfegos em um raio de 120 quilômetros do aeroporto. Com isso, o controlador da Torre de Salvador pode realizar um melhor planejamento para os pousos das aeronaves, reduzindo tempo de espera para as decolagens.

Assim como já ocorre nos grandes centros (Rio e São Paulo, por exemplo), o controle do espaço aéreo local será feito por meio de um software de última geração, o Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITARIO).

Desenvolvido pela empresa Atech, do grupo Embraer, em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), o SAGITARIO permitirá uma perfeita interface entre os sistemas da Torre de Controle Salvador e o Centro de Controle de Área Recife (ACC-RE), este último responsável pelo controle de tráfego aéreo em rota.

A função do APP é manter as separações mínimas estabelecidas entre as aeronaves, manter ordenado o fluxo de tráfego aéreo e orientar as aeronaves na execução dos procedimentos de espera, chegada e saída.

Tecnologia no controle de tráfego aéreo
A Torre de Controle (TWR) de Salvador possui três ferramentas sofisticadas para facilitar o trabalho dos controladores de tráfego aéreo:

TATIC - Interage com as posições operacionais dos controladores para gerenciamento e distribuição das informações dos planos de voo. Além disso, possibilita o acompanhamento de aeronaves nas várias fases de controle, desde a autorização inicial para acionamento até o ingresso na pista e a autorização de decolagem.

ACAMS - Ferramenta de Gestão de Torre de Controle, que trabalha em conjunto com o TATIC, possibilitando ao controlador gerenciar, em uma única posição operacional, tarefas e informações que anteriormente eram executadas por meio de vários equipamentos e comandos, tais como: farol rotativo, controle do brilho das luzes de pista, alarmes, entre outros.

SITTI - Concentra as comunicações: a parte de telefonia para coordenações operacionais, bem como de frequências rádio para a comunicação direta com as aeronaves.

Histórico
O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV) inaugurou as instalações da Torre de Controle (TWR-SV) em 31 de maio do ano passado. Desde então, o APP-SV estava sendo estruturado para receber novos consoles de Controle de Tráfego Aéreo em Área Terminal (área de responsabilidade de um APP).