FUMAÇA

Guaratinguetá, Itajubá e Alfenas receberam a Esquadrilha

Demonstrações emocionaram o público
Publicada em: 28/03/2017 16:04
Imprimir
Fonte: EDA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

A Esquadrilha da Fumaça realizou três demonstrações e alguns treinamentos no último fim de semana. No dia 22 de março, o grupo pousou na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). A equipe chegou mais cedo para aproveitar a missão e realizar treinamentos em Campos do Jordão (SP). Os treinos foram feitos nessa cidade devido às suas altitudes elevadas, o que permitiu expandir os parâmetros de voo utilizados em demonstrações.

Guaratinguetá - Na manhã do dia 24 de março, a aluna da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), Giovana Gardezani, estava participando da tropa na formatura militar em homenagem ao Dia do Especialista e ao aniversário de 76 anos da EEAR. O que ela não sabia era que a Esquadrilha da Fumaça faria um sobrevoo durante a cerimônia no momento em que a tropa desfilasse. Quando começou o desfile, o ronco dos motores surpreendeu a todos na cerimônia, inclusive aquela jovem que, desde criança, é fã da Fumaça. Após a formatura, ela correu para o campo de futebol da EEAR para assistir, ao lado dos seus amigos de turma, à demonstração completa da Esquadrilha. 

“Eu me senti incentivada a ingressar na FAB a partir de uma demonstração da Fumaça. O que a equipe da Esquadrilha faz é o que realmente me motiva a seguir a carreira. Nas cidades em que o Esquadrão passa, todos os espectadores, do mais velho até o mais novo, olham para o céu com muita emoção. Durante a formatura, a gente vibrou ainda mais pela emoção que é ter a Fumaça passando em nossa cerimônia”, contou a militar.

Itajubá (MG)- A comemoração do 198º aniversário da cidade foi encerrada com a demonstração da Fumaça, na manhã de sábado (25). Com o céu azul e a participação de mais de 15 mil pessoas, as aeronaves da Esquadrilha animaram o público presente e surpreenderam a todos com mais de 50 acrobacias.

O estudante Pedro Henrique Trentini, de 17 anos, disse que, desde pequeno, acompanha o trabalho da Fumaça e se sentiu ainda mais inspirado com esta apresentação para se tornar piloto da Força Aérea Brasileira. “Meu sonho é voar, sem sombra de dúvidas. Minha admiração pela aviação é inexplicável”, afirmou ele.

João Roberto Cunha, morador de Itajubá, levou seis crianças para ver a Esquadrilha da Fumaça. “Trouxe toda a minha família para prestigiar a Fumaça que é famosa no mundo inteiro. E todos gostam, especialmente a criançada. A Fumaça é sempre um show por onde passa. Tomara que a presença delas aqui as incentive a se tornarem pilotos também. É o que eu espero”, finalizou.

Alfenas (MG) - A Esquadrilha da Fumaça fez sua demonstração no domingo (26), no Aeroporto Municipal de Alfenas, com a presença de mais de 20 mil pessoas. O auxiliar de logística Mauro de Souza se emocionou durante a apresentação. “Foi um momento único. Nunca tinha visto e fiquei maravilhado com tanta beleza no céu”, disse. Ao lado de suas duas filhas, ele ainda afirmou que a pequena de 5 anos já disse que quer ser piloto da Força Aérea. "Vou dar o incentivo que ela precisar para poder seguir essa carreira tão linda”, afirmou.

O Capitão Thiago Romeiro Capuchinho, piloto da posição de número 2, foi o responsável pela locução nessa demonstração. “É gratificante ver como as manobras emocionam as pessoas e como o público conseguiu entender que a demonstração vai muito além de entretenimento; é a Força Aérea mostrando todo o profissionalismo de seus integrantes, e o público sentindo orgulho de saber que pode contar conosco”, ressaltou.